TVI volta a emitir futebol da Liga principal em sinal aberto
Conheça «Por Ela», o novo projeto de crowdfunding de Nuno Markl
Em Portugal são cada vez menos as ajudas disponibilizadas para a cultura, seja para produzir um filme, uma peça de teatro ou um cd de música. O novo projeto de Nuno Markl vem revolucionar um pouco a forma como nós, individualmente, podemos influenciar esta produção.
Apresentado como uma comédia e uma tragédia, o filme Por Ela centra-se num triângulo amoroso composto por César Mourão, Tónan Quito e Ana Bacalhau. César Mourão interpreta Henrique, um “pacato mas divertido e apaixonado professor” que está prestes a casar com Luísa (Ana Bacalhau). Por outro lado, Tónan Quito é Pedro, “biscateiro rebelde e irritado com o mundo e consigo próprio” e melhor amigo de Luísa desde a infância. Apaixonado por ela, nunca conseguiu dar o primeiro passo para a conquistar. Um dia Luísa desaparece das suas vidas e os dois apaixonados vão iniciar uma amizade conturbada, baseada na ideia que só eles percebem o sofrimento que cada um está a passar. A história surgiu do imaginário de Nuno Markl e a realização foi atribuída ao conhecido Jorge Vaz Gomes.
Além de ter criado a história, Nuno Markl é a cara da campanha feita no site oficial do filme para incentivar as pessoas a ajudarem este projeto. O crowfunding apresenta-se assim como uma solução para evitar que as produções culturais dependam em demasia do dinheiro de instituições específicas. Desta forma, se cada pessoa fizer pequenas contribuições monetárias, ajuda não só à criação do produto mas evita que o mesmo dependa unicamente das entidades culturais. “Acreditamos no poder das pessoas que poderão gostar de ver este filme para, na medida das suas possibilidades, contribuírem para a sua concretização” é o mote para a criação desta medida, justificada pela necessidade de se pagar aos devidos profissionais um trabalho de qualidade. Nuno Markl afirma ainda que a utilização de uma história simples, mas não simplista, poderá incentivar o público a ajudar à criação do filme: “é uma história complexa mas bastante acessível e que eu acho que vai divertir e comover quem alinhar e quiser ver”.
Para mais informações, consulte o site oficial do filme, que contém todos os detalhes que envolvem a criação e o desenvolvimento deste projeto.