6 de outubro de 1992. Foi esta uma das datas que marcou o audiovisual em Portugal. Depois de um monopólio da RTP na televisão, fundou-se há vinte anos atrás o primeiro canal privado no nosso país: a SIC.

Foi ela que lançou os mais diversos rostos na área do entretenimento, ficção e informação. Muitos dos profissionais que hoje vemos nas estações concorrentes tiveram o seu sucesso na SIC, como Catarina Furtado, Fátima Lopes, João Baião, Jorge Gabriel ou José Alberto Carvalho.

Depois de um período menos positivo nas audiências, o terceiro canal atravessa hoje uma fase em que as alterações na grelha começam a dar frutos. A partir das 19h00 a estação de Carnaxide lidera com Fina Estampa, Jornal da Noite, Dancin’ Days, Gabriela e Avenida Brasil, algo que no passado seria impensável.

Por esse motivo, neste 6 de outubro de 2012, existem motivos para se comemorar estes 20 anos! Parabéns SIC!

Diogo Santos

Licenciado em Ciências da Comunicação e mestre em Marketing e Publicidade. Tenho uma grave obsessão por audiências desde os meus 14 anos. Espanta-se quem me ouve dizer que praticamente não vejo televisão. No entanto, basta fazerem-me uma pergunta sobre esta categoria, e a resposta surge em segundos. Querem testar? ;)

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *