Rubricas SIC

«Factor X» em Análise – 11ª Gala (09/02/2014): A Grande Final

Factor X em análise

Chegou o grande momento! Apesar do frio que se faz sentir lá fora, o calor é notável em estúdio, nesta última fase para descobrir quem tem afinal o Factor X. Depois de terem sido ouvidos milhares de candidatos, e de serem escolhidos centenas de possíveis vencedores, tudo ficou resumido a quinze concorrentes que, ao longo de dez semanas, ficaram reduzidos a apenas três finalistas.

Numa gala recheada de muita emoção, um dos convidados musicais da noite foi o artista brasileiro Silva, e ainda os The Gift, a banda que tem a mentora Sónia Tavares como vocalista, que tocaram em dose dupla numa fantástica performance ao vivo.

Para ser eleito o grande vencedor, a final foi dividida em duas rondas, onde a primeira contou com uma atuação por parte dos três concorrentes. Depois de realizada a primeira ronda, foi eliminado um, para que o vencedor fosse encontrado num duelo a dois, na segunda ronda. Mas antes das rondas ainda tivemos oportunidade de recordar a primeira canção cantada pelos concorrentes no programa, na fase de castings.

No fim de tudo, sem dúvida que as grandes estrelas do programa foram eles: Mariana, Berg, ou D8? Quem levou para casa o grande prémio final do Factor X? Descubra agora, no último Factor X em Análise.

[divider]

PRIMEIRA RONDA

Adultos (Sónia Tavares)

BERG

Berg

Atuação:

James Morrison – You Give Me Something

Responsável por encerrar a primeira ronda, o concorrente apresentou uma música calma, com um grande sucesso no nosso país, mostrando ser esta a sua zona de conforto, e a sua marca ao longo de todo o percurso do Factor X.

Comentário dos jurados:

Paulo Junqueiro: “Não posso dizer mal da maneira que tu cantas, porque tu cantas divinamente. Parabéns.”

Paulo Ventura: “Nós não estivemos sempre de acordo, mas sabes que gosto muito de ti, porque tu és um artista.”

 [divider]

Jovens (Paulo Junqueiro)

D8 (DIOGO VALENTE)

Diogo Valente

Atuação:

Mos Def – Life Is Good

O primeiro rap trazido pelo concorrente a palco foi uma dedicatória ao público que o acompanhou e apoiou ao longo de todo o programa, numa mensagem bastante emotiva, deixando toda a gente presente contagiada com a sua alegria. 

Comentário dos jurados:

Paulo Ventura: “O hip-hop não é uma coisa simples, e ainda precisas de crescer e etc. Mas a tua mais valia é por escreveres aquilo que as pessoas querem ouvir, e uma vez mais mostraste isso mesmo.”

Sónia Tavares: “Tu és mais que um escritor de canções. Tu mais que ninguém transmites as canções a toda a gente.”

 MARIANA

Mariana

Atuação: 

John Legend – All Of Me

Na sua primeira atuação “oficial” da noite, a única concorrente feminina do Factor X, que encantou desde o início com o seu sotaque açoriano e talento vocal, decidiu trazer a palco novamente a balada do John Legend, que se tornou um verdadeiro sucesso em Portugal e em todo o mundo nos últimos meses, numa performance bastante intimista e natural. 

Comentário dos jurados:

Paulo Ventura: “O teu talento é uma coisa infinita, e as coisas saem naturalmente de ti. Tu mereces ganhar isto por tudo o que tu fazes.”

Sónia Tavares: “De certeza que vais continuar a cantar porque é isso que se vê no brilhozinho dos teus olhos. Tu és música!”

[divider]

TERCEIRO CLASSIFICADO

Depois de uma primeira ronda, que contou com duas atuações por parte dos concorrentes, o público votou e decidiu. D8 foi eleito o terceiro classificado, ficando assim pelo caminho. Tudo se resume agora a Berg e Mariana, que lutam pelo primeiro lugar na segunda ronda da grande final.

Diogo Valente

 

[divider]

SEGUNDA RONDA

Adultos (Sónia Tavares)

BERG

Berg

Atuação:

Al Green – Let’s Stay Together

 O concorrente dedicou a sua última atuação aos seus pais, que o apoiaram em vários momentos da sua vida. Para mostrar a todos os presentes a sua marca musical, Berg voltou a apostar numa música que mostra a sua onda mais romântica, libertando-se em palco com a sua fantástica performance.

Comentário dos jurados:

Paulo Junqueiro: “Quando apareceste pela primeira vez sabíamos logo que ias ser um finalista, e aqui estamos nós.”

Paulo Ventura: “Obrigado por esta canção. Gigante. A tua melhor canção no programa todo. Vê-se mesmo que queres ganhar!”

 MARIANA

Mariana

Atuação: 

Lady Gaga – Do What U Want

Para a sua última atuação no programa, a concorrente decidiu apostar novamente numa música da Lady Gaga, como aconteceu em galas anteriores, mostrando toda a sua garra e dedicação, na derradeira atuação que pode decidir o seu futuro no Factor X. 

Comentário dos jurados:

Paulo Ventura: “Quero dizer que o facto de estarmos numa final, e de teres a coragem de escolher uma canção não tão conhecida, mostra bem a tua personalidade, mostrando que queres fazer isto à tua maneira, e muito bem.”

Sónia Tavares: “Mereces tudo aquilo que te proporcionaram ao longo deste programa. Vais ter de trabalhar muito, mas vais conseguir, pois tu mereces!”

[divider]

O GRANDE VENCEDOR DO FACTOR X

Depois de muitas lágrimas, emoções fortes, e de várias expulsões, no final tudo ficou resumido a apenas dois concorrentes. Mariana e Berg lutaram até ao fim, e foram os grandes preferidos do público para ultrapassar todas as provas da primeira edição do Factor X. Contudo, só pode haver um vencedor.

Depois de muitos votos, e de um suspense de cortar a respiração, Berg foi o grande vencedor, com a ajuda de Sónia Tavares, a sua mentora, levando assim para casa um prémio de 100 mil euros, um automóvel, e ainda um valioso contrato discográfico com a editora Sony Music Portugal. Para encerrar da melhor maneira esta primeira edição, o cantor trouxe a palco o seu primeiro single, em colaboração com a editora, chamado Tell Me. Parabéns!

Berg

[divider]

O Quinto Canal deixa aqui um agradecimento especial a todos os leitores que, semanalmente, seguiram a nossa análise ao Factor X, contribuindo com os seus comentários e partilhas nas várias plataformas digitais, ajudando no crescimento e credibilidade deste projeto.

Até uma próxima edição!

Texto e Análise: André Kanas
Imagens finalistas: SIC
Imagem rubrica: Rui Lopes

 

DEIXE O SEU GOSTO E PARTILHE:
fb-share-icon6773
Tweet 494

Artigos Relacionados