RTP Televisão

RTP aposta no clássico «A Aldeia da Roupa Branca»

O filme que projetou Beatriz Costa para o estrelato, e que se tornou num dos maiores clássicos do cinema em Portugal, A Aldeia da Roupa Branca será aposta da RTP para este fim-de-semana.


A vida, o quotidiano, os costumes pitorescos, as zangas, as rivalidades e as paixões da pequena comunidade saloia da periferia de Lisboa, que se encarregava da lavagem da roupa no rio. Duas famílias, a do tio Jacinto e a sua azougada afilhada Gracinda, e da viúva Quitéria e o seu filho Luís, mantêm entre si uma viva e feroz concorrência no negócio da roupa branca, que os leva a alguns extremos. Tudo se irá, porém, resolver da melhor forma com o aparecimento de uma camioneta comprada em Lisboa, o que vai inaugurar uma nova era no trabalho da lavagem de roupa dos “alfachinhas”.

O clássico A Aldeia da Roupa Branca de Chianca de Garcia é um notável exemplo do cinema português na sua era dourada, que se estendeu dos anos trinta aos anos cinquenta, sobretudo ao nível da comédia de costumes, em que se integra esta divertida e mordaz história de duas famílias saloias que se envolvem numa constante rivalidade, sempre à beira do conflito, para conseguirem as melhores encomendas de roupa para lavar. A RTP1 volta a apostar na transmissão deste filme na sexta-feira, 30 de abril, pelas 00h45.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não vai ser publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.