«Ficheiros Secretos do Vaticano» é a nova série do Canal História

Milhões de cartas e documentos tornados públicos pela primeira vez permitem investigar uma das figuras mais controversas da História contemporânea.


A partir desta semana, o Canal História estreia em exclusivo Ficheiros Secretos do Vaticano, uma série de quatro episódios sobre os documentos privados que, em 2019, foram retirados dos arquivos do Vaticano, tornando-se públicos pela primeira vez. “A Igreja não receia a História”: foi com estas palavras que, há quatro anos, o Papa Francisco abriu os arquivos do Vaticano relativos ao Papa Pio XII, uma das figuras mais controversas da História contemporânea.

ela primeira vez, milhões de cartas, despachos secretos, telegramas, súplicas e inúmeros outros documentos foram tornados públicos aos académicos do mundo inteiro. Hoje, décadas volvidas, podemos investigar aquele que foi conhecido como “o Papa do Silêncio”.

Para uns, foi o Papa que não condenou a loucura criminosa de Hitler, tornando-se quase seu cúmplice. Para outros, o silêncio de Pio XII constituiu uma arma contra o Führer, através de despachantes e intervenções secretas. Décadas de amarga controvérsia quanto às ações do referido Papa podem agora ser sanadas de forma definitiva.


André Kanas

http://www.facebook.com/andrekanas

Diretor, Redator e Gestor de conteúdos das redes sociais do QC | Responsável pelas coberturas musicais e televisivas do QC | Integrou o QC em 2013, dado o seu gosto pelo mundo televisivo e não só, sendo que já navega e escreve no universo de blogues e sites de entretenimento desde 2007.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *