Geral Televisão

Editorial: Carta aberta aos nossos leitores

Serve esta carta aberta para refletirmos sobre a forma como as notícias de televisão têm sido transmitidas nos últimos tempos.


Enquanto Quinto Canal somos os primeiros a admitir que, em 8 anos, já cometemos erros. Não queremos de forma alguma responsabilizar outros sem olhar primeiro para o que já fizemos. No entanto, é de salientar que tentamos pautar o nosso trabalho com rigor, diversidade e, acima de tudo, respeito pelo leitor.

Clickbait

Pretendemos ser lidos, ficamos satisfeitos pelo crescimento de visitas de dia para dia, mas é importante compreendermos de que forma alcançamos esse feito. Evitamos títulos sensacionalistas, notícias cuja base seja o chamado clickbait, e até mesmo avançar informações “oficiais” que não passam de “suposições”. Nada é oficial até ser comunicado pela entidade visada, seja uma estação de televisão, um clube de futebol ou uma produtora de música.

Audiências

Temos plena noção que, na atualidade, os dados das audiências são um chamariz para os nossos leitores. A guerra entre o primeiro e o segundo lugares já não é de agora. Pelo contrário. Sempre existiram favoritismos de quem nos lê, mas não nos compete a nós mostrar essa parcialidade.

Informações difamatórias

Nesta carta aberta marcamos uma posição relativamente às informações sensacionalistas e, em muitos casos, difamatórias, que são divulgadas por outros meios de comunicação. Infelizmente, esta é uma realidade que se tem vindo a perpetuar no mundo da Internet, acabando em algumas situações por criar as chamadas fake news.

Preferimos, por esse motivo, que os leitores que nos seguem se identifiquem com a forma como veiculamos a informação. Não nos identificamos com linhas editoriais que utilizem títulos com palavras como “Bronca”, “Ordinário”, “Chocar”, para atrair o clique fácil. Para além de considerarmos desrespeituoso para quem nos segue, também o é para os visados desses conteúdos.


Vivemos num momento conturbado do jornalismo, com despedimentos coletivos a acontecer, mas espantamo-nos que até os títulos com algum reconhecimento caiam neste facilitismo.

Convidamos os que nos seguem a refletir sobre este tema. Deixamos também um agradecimento aos nossos leitores que, desde há 8 anos, nos fazem acreditar de que é possível construir um site que envolva televisão, series, cinema, desporto e música sem “farsas”.

Quinto Canal – Sempre Consigo

Outras Notícias