Cabo Desporto Televisão

Discovery e UCI juntam-se para criar e organizar a Liga Mundial de Ciclismo de Pista

A Discovery e a União Ciclista Internacional (UCI) anunciaram este domingo, em Berlim, a criação e organização conjunta da Liga Mundial de Ciclismo de Pista, uma nova competição que arranca em novembro do próximo ano para a época 2021-2022.

O acordo surge na sequência da criação de um novo circuito comercial por parte da UCI em final de setembro passado. Ao reforçar a sua relação a longo prazo com a UCI, a Discovery aproveitará o seu alcance mundial, bem como as suas plataformas de meios e experiência na área de promoção, para ajudar a fomentar o ciclismo na preparação para os Jogos Olímpicos Tokio2020 e também para além da competição no Japão. Em virtude do acordo, assinado este domingo, durante os Campeonatos do Mundo de Ciclismo de Pista da UCI, em Berlim, a gestão, produção e distribuição televisiva da nova liga da UCI será confiada à Global Cycling Network (GCN), em colaboração com a divisão de promoção de eventos do Eurosport, a Eurosport Events, por um período inicial de oito anos.


Leia também: Série «Run» ganha novo trailer e data de estreia na HBO Portugal

Esta associação garante uma ampla exposição internacional da nova Liga Mundial de Ciclismo de Pista da UCI, através dos canais e plataformas da Discovery, entre os quais se incluem o Eurosport, o destino desportivo número um da Europa, e a GCN, a marca de meios de comunicação de ciclismo número um do mundo. O novo projeto da UCI tem um formato curto, dinâmico e atrativo que se adapta na perfeição às necessidades da televisão e às expetativas dos telespetadores. O seu objetivo passa por tornar o ciclismo de pista mais acessível e abri-lo a novos públicos, para que estes desfrutem de um espetáculo desportivo de grande qualidade.

O programa competitivo da nova Liga da UCI inclui quatro provas para homens e mulheres: sprint individual, keirin, corrida de eliminação e skratch. A temporada inaugural decorrerá entre novembro de 2021 e fevereiro de 2022, depois dos Campeonatos do Mundo de Ciclismo 2021, e terá seis jornadas, cada uma delas com uma duração aproximada de duas horas. Os nove participantes melhor posicionados de cada uma das quatro provas da Liga nos Mundiais de Ciclismo de Pista ganham automaticamente um lugar na nova competição. Sempre que os mesmos ciclistas terminem entre os nove primeiros classificados em mais de uma prova, a UCI convidará outros a ocuparem as vagas disponíveis.

Outras Notícias