Canal ID estreia «Operation Lost Boy»
Por vezes, uma ação impulsiva de uma única pessoa pode acabar por salvar centenas de outras.
Nesta história, o herói é um adolescente norueguês chamado Martin e aquilo que fez, para salvar-se a ele próprio, levou ao desmantelamento de uma enorme rede internacional de pedofilia com ramificações em toda a Europa e até em Hollywood, na Califórnia. A história transformou-se agora numa série documental do ID intitulada Operation Lost Boy, e que tem estreia marcada para dia 27 de julho.
Martin Krossnes, um jovem norueguês de 15 anos, achava que estava a trocar mensagens com um rapaz da mesma idade. Concordaram em encontrar-se no centro de Bergen, mas em vez de um adolescente, o que Martin encontrou foi um homem de 39 anos que pretendia levá-lo para um quarto de hotel. O jovem inventou que tinha de ir comprar algo num quiosque próximo e decidiu ligar para a polícia. Apesar de ter pouca informação sobre o estranho, tinha algo que ajudou: o número de telefone dele que, curiosamente, estava registado no número 6 de Allehelgensgate, precisamente a morada da esquadra da polícia do centro de Bergen. Afinal, o homem que tentou enganar Martin era um polícia experiente.
Assim começa esta impressionante história, que deu início a uma mega investigação sobre uma rede internacional de pedofilia, o que, posteriormente, levou a importantes detenções noutros países como Roménia, Brasil, Afeganistão, Grã-Bretanha, Itália e EUA.