Canais generalistas registam mais de 11 mil horas de produção nacional em 2023

Os dados da MediaMonitor mostram que, no primeiro semestre do ano, RTP1, RTP2, SIC e TVI ofereceram 11 736 horas de programas produzidos em Portugal.


Uma análise dos dados da MediaMonitor relativos ao país de produção dos programas emitidos pela RTP1, RTP2, SIC e TVI entre janeiro e junho de 2023 permite verificar como a produção nacional liderou a oferta destes canais.

Neste período, mais de dois em cada três minutos de emissão foi relativo a programas produzidos em Portugal, que representaram 67.5% da oferta total, num total de mais de 35 mil programas, o que equivale a uma média de quase 20 minutos por programa.

Os programas produzidos em outros países da UE foram os segundos mais frequentes, tendo ocupado 8.9% da grelha, seguidos por programas de produção conjunta, que representaram 2.7% da oferta. No conjunto, estas três origens significaram 79% do tempo de emissão destes canais no período em análise.

Estes pesos foram diferentes entre os 4 canais, tendo sido a RTP2 o canal com a grelha mais diversa, com 42% de programas de produção nacional e 32% de outros países na UE. Na RTP1 a programação nacional teve um peso superior, de 81%, seguida da TVI, com 78% e da SIC, com 70%.

Esta análise foi realizada com recurso ao software YumiAnalytics Desktop da MediaMonitor, com a base de dados CAEM-TV, para o período compreendido entre 1 de janeiro e 30 de junho de 2023 .


André Kanas

http://www.facebook.com/andrekanas

Diretor, Redator e Gestor de conteúdos das redes sociais do QC | Responsável pelas coberturas musicais e televisivas do QC | Integrou o QC em 2013, dado o seu gosto pelo mundo televisivo e não só, sendo que já navega e escreve no universo de blogues e sites de entretenimento desde 2007.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *