Cabo Televisão

Odisseia estreia em exclusivo «Framing Britney Spears»

A produção investiga a tutela legal da cantora e revê a luzes e as sombras da sua trajectória, com o testemunho de pessoas próximas de Spears e membros do movimento #FreeBritney.


O seu acesso à meca da pop foi um fenómeno globa, e por isso mesmo, na próxima segunda-feira, 22 de fevereiro, às 22 horas, o canal Odisseia estreia em exclusivo Framing Britney Spears, um documentário do The New York Times que causou recentemente grande impacto nos EUA. A produção recorda as luzes e as sombras da trajectória de Britney Spears, incluindo a sua etapa de maior popularidade nos anos 90 e 2000, abordando a série de acontecimentos que levaram a que em 2008 perde-se o controlo da sua vida e passa-se a ser tutelada a partir dessa altura pelo seu pai, Jamie Spears.

Este trabalho de investigação explora a base legal da tutela, assim como os requisitos que devem cumprir tanto Spears como os tutores deignados pelo juíz. Hoje em dia, a cantora de 39 anos não pode dispor livremente do seu dinheiro ou assinar nenhum documento sem autorização prévia, o que a levou a uma árdua batalha judicial contra o seu pai. A origem desta decisão legal foi a crise nervosa de que a “princesa da pop” sofreu em 2007, e que a levou a rapar a cabeça e, posteriormente, a perder a custódia dos seus filhos e a entrar num centro psiquiátrico.

Framing Britney Spears também explora a ferverosa base de fãs que estão convencidos que Britney deveria ser libertada da tutela, e que lideram o movimento  #FreeBritney, e revê o tratamento questionável que os meios de comunicação revelaram durante a carreira da estrela da pop. Uma época em que a artista sofreu o permanente assédio – com paparazzi que a perseguiam 24 horas por dia, e objeto de comentários ofensivos e machistas em programas de televisão, o que, atualmente, depois do movimento #Metoo, seria algo inconcebível.

Este documentário faz parte da segunda temporada de The Weekly, a prestigiada série documental produzida pelo The New York Times e que o Odisseia oferece em exclusivo em Portugal.


Outras Notícias