Canal História estreia «O Dia Que Abalou o Pensamento»
No dia que se assinala o aniversário do Terramoto de 1755, o canal História estreia em exclusivo a produção própria O Dia Que Abalou o Pensamento.
Este é um documentário original que proporciona uma visão diferenciada e contemporânea dos impactos menos visíveis daquele foi um dos momentos mais marcantes da História portuguesa, e que estreia esta terça-feira, 01 de novembro. Com cerca de 120 minutos, o documentário mostra que Lisboa é, ainda hoje, profundamente marcada pelo terramoto de 1755, pelas suas consequências e pelo seu impacto, de formas que muitas vezes nem os Lisboetas se apercebem.
Para ir mais além, analisando as marcas decorrentes deste evento nos dias de hoje, o documentário conta com a participação de diversos especialistas, desde cientistas, artistas, políticos, teólogos, entre outros, recorrendo ainda a breves reconstituições históricas protagonizadas por atores portugueses como Heitor Lourenço (no papel de Voltaire), João Pedreiro (Marquês de Pombal), Maria João Freitas (Madame Denis), Tiago Fernandes (Rousseau), Pedro André (Anjo) e ainda do vocalista dos Moonspell e autor do álbum 1755, Fernando Ribeiro (como Gabriel Malagrida).
-
Leia também: «Mind of a Monster» do Canal ID apresenta Ted Bundy