Bob Marley é homenageado na MTV com documentário especial

Fevereiro é mês de Bob Marley: o cantor e compositor jamaicano não só faria 79 anos no dia 06, como será homenageado com um filme sobre a sua vida, Bob Marley: One Love, a estrear no dia 14 de fevereiro.


Para acompanhar este lançamento, a MTV estreia um episódio especial de Behind the Music dedicado ao icónico artista, que vai para o ar no dia 07 de fevereiro, quarta-feira, às 20 horas.

Behind the Music: Bob Marley relata a história do rebelde rastafari através de material raro e nunca antes visto, como fotografias, filmes, vídeos de notícias, imagens de atuações e muito mais. O episódio conta ainda com novas entrevistas exclusivas a diversas personalidades que tiveram, de alguma forma, um papel importante no percurso do artista.

Bob Marley nasceu de uma mãe solteira numa pequena cabana rural com chão de terra batida quando a Jamaica despertava para a liberdade. Depois de se mudarem para a zona de Trenchtown, em Kingston, onde a sua mãe procurava melhores oportunidades de trabalho, este jovem amante da música acabou por se juntar a Bunny Wailer e Peter Tosh para formar um grupo que se tornou a melhor banda do país no final dos anos 60, produzindo êxitos de country, rock e pop baseados no ska.

Abraçando a religião rastafári, com os seus dreadlocks e rituais de marijuana, e o seu objetivo de espalhar a palavra do Leão de Judá, Marley lutava contra a opressão e a injustiça com hinos reggae de força e inspiração, mas ainda era conhecido apenas na Jamaica – até Chris Blackwell, fundador da Island Records, o ter descoberto e apresentado ao mundo.

Muito influente na Jamaica e recusando-se sempre a alinhar com o que considerava ser uma cena política corrupta, Marley e a sua mulher foram baleados numa tentativa de assassinato em 1976. Um ano depois, partiu para uma digressão mundial e, quando se magoou gravemente no pé durante um jogo de futebol improvisado em Paris, recebeu a notícia de que também sofria de cancro. Apesar de se ter submetido a uma cirurgia e a um tratamento, a doença alastrou ao cérebro e aos pulmões, acabando por calar a voz mais vibrante do reggae a 11 de maio de 1981.


André Kanas

http://www.facebook.com/andrekanas

Diretor, Redator e Gestor de conteúdos das redes sociais do QC | Responsável pelas coberturas musicais e televisivas do QC | Integrou o QC em 2013, dado o seu gosto pelo mundo televisivo e não só, sendo que já navega e escreve no universo de blogues e sites de entretenimento desde 2007.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *