Termómetro Televisivo

Olá a todos os leitores e sejam bem-vindos a mais uma edição do Termómetro Televisivo, a rubrica do Quinto Canal que analisa semanalmente os melhores e os piores programas da nossa televisão.

Depois de sermos aquecidos pelo grande futebol, e de mantermos as temperaturas com um belo serão de novelas, não podia deixar este assunto de lado, que tanto deu que falar em 2013. Parece que a febre do pimba veio para ficar, e os canais apostam forte em os telespetadores afastar.

Chegou a hora de os programas analisar, porque o Termómetro Televisivo vai começar.

[divider]

Quente

Já lá vão dois anos desde que se encontra em antena, e é neste momento umas das fórmulas de sucesso da TVI aos domingos à tarde. O Somos Portugal tem como objetivo mostrar o melhor do nosso país, através das mais variadas terras e festas em que o programa se encontra semanalmente. No passado domingo, em Penela, registou 9,0% de rating e 26,9% de share. Liderou confortavelmente toda a tarde, não dando hipóteses à concorrência.

Somos Portugal

Apesar de ser um verdadeiro sucesso, o programa tinha tudo para funcionar em pleno, se não fosse o problema do mau pimba que o programa oferece na sua esmagadora maioria, e o exaustivo 760 que de cinco em cinco minutos invade a transmissão. Boas audiências não significa boa qualidade de programas, e a prova está à vista.

[divider]

Morno

Arrancou com a nova grelha de programação da RTP1 em janeiro, e gradualmente foi mudando a sua fórmula com o passar do tempo. Um programa que tinha apenas 2 a 3 horas de duração, foi alargado aos poucos até ocupar toda a tarde de sábado, e do estúdio rapidamente partiram para a rua em busca de festas e romarias. O Aqui Portugal em quase tudo se assemelha ao famoso Somos Portugal. O objetivo é exatamente o mesmo, e até o “irritante” 760 já faz parte das emissões semanais.

Aqui Portugal

Contudo, o Aqui Portugal, ao contrário dos outros formatos semelhantes, tem vindo a surpreender pouco a pouco e a subir nas audiências. Muito semelhantes no geral, mas muitas diferenças nos pequenos pormenores entre os programas e, pessoalmente este consegue ser o melhor neste momento.

O recorde de share  e rating foi batido no dia 30 de novembro, liderando pela primeira vez ao longo de toda a tarde. Esta semana, conseguiu 6,0% de rating e 20,9% de share, vice-liderando, e batendo a tarde da SIC uma vez mais. Uma alternativa nas tardes de sábado que, apesar de ainda ter um longo caminho a percorrer, parece estar a dar frutos na estação pública.

[divider]

Frio

Surgiu na SIC no início do Verão, prometendo ser a grande alternativa para os domingos à tarde. Muitas expetativas se criaram em torno do Portugal em Festa, mas revelou ser uma verdadeira desilusão de audiências, e não só. Foi considerado uma cópia barata do Somos Portugal da TVI. Nem o bom prémio que é oferecido semanalmente foi suficiente para cativar os telespetadores. E quando toda a gente esperava que o programa se ficasse pelo Verão, eis que a SIC decidi alargar o programa até 2014.

Portugal em Festa

No passado domingo registou 4,8% de rating e apenas 14,2% de share. Rara foi a vez em que Portugal em Festa ultrapassou a barreira dos 5% de rating. Comparando os três programas dedicados à música pimba, o da SIC fica constantemente em último lugar, embora sejam transmitidos em dias diferentes.

Durante o Natal está garantida uma pausa para os domingos serem dedicados ao cinema especial. Mas será que o regresso vai trazer novidades positivas? Ou será mais do mesmo? Resta esperar para ver.

[divider]

Previsão semanal

Na próxima semana o tempo promete ser de muita paz, carinho e amor. E tal como já é previsível, os canais apostam tudo para as suas programações especiais. Por isso mesmo o Termómetro Televisivo será dedicado a esta quadra natalícia, onde analisaremos os melhores e os piores programas.

O Termómetro Televisivo está de regresso na próxima semana. Bom fim de semana.

Outras Notícias