Rubricas Termómetro Televisivo

Termómetro Televisivo #20: Qual o melhor desporto?

Termómetro Televisivo

Olá a todos os leitores e sejam bem-vindos a mais uma edição do Termómetro Televisivo, a rubrica do Quinto Canal que analisa semanalmente os melhores e os piores programas da nossa televisão.

Com o aproximar do verão, as várias competições europeias de futebol, e não só, vão entrando na sua reta final, dando lugar a outros desportos. Por isso mesmo, é importante as televisões apostarem acertadamente na partida a transmitir, para que as audiências sejam generosas. Esta semana damos então a conhecer as temperaturas que se fizeram sentir com o futebol internacional e outros desportos, mostrando quem se safou melhor, e pior.

Chegou a hora de o futebol recordar, porque o Termómetro Televisivo vai começar.

[divider]

Quente

Seja Benfica ou seja o Porto, a verdade é que qualquer jogo destes dois grandes transmitido em sinal aberto é sempre resultado de boas audiências. O último jogo a contar para a Liga Europa que pôs frente a frente o FC Porto e o Sevilha é a prova disso mesmo.

Liga Europa

A transmissão da partida resultou numa média de 18,7% de rating e 38,7% de share, sendo líder absoluto no horário. O pico máximo de audiência foi registado nos minutos final, com a quota de mercado a bater nos 43,2%. Sem dúvida que é um bom resultado, contudo, a média geral da SIC, responsável pela transmissão do jogo, e apesar de ter vencido o dia, podia ter sido bem maior, se não fosse o péssimo daytime com que a estação continua. Um programa matinal não salva o resto do dia, e há que meter mãos à obra o mais rapidamente possível.

[divider]

Morno

A TVI é a responsável pela transmissão em sinal aberto da Liga dos Campeões. O jogo transmitido na quarta-feira, entre as equipas do Real Madrid e B. Dortmund, fez um excelente resultado, mas não foi o suficiente para ser o mais visto da semana, perdendo uma vez mais para a SIC no que toca a futebol.

liga dos campeoes

A transmissão da partida valeu uma média de 17% de rating e 36,3% de share, chegando aos 42,5% no seu momento mais alto. Contudo, nem este bom lead-in foi suficiente para o restante horário nobre da estação na liderança, acabando por perder o resto da noite para a concorrência. Valeu o bom daytime que, com a ajuda do jogo, conseguiu deixar a concorrência a mais de quatro pontos de diferença, algo que a SIC não conseguiu no dia seguinte com a exibição da Liga Europa.

[divider]

Frio

Do futebol, passamos para o automobilismo. a RTP2 transmitiu na quinta-feira o arranque oficial do Rally de Portugal. Esta evento desportivo, apesar de não ser tão usual no nosso dia-a-dia, não deixa de ser uma competição que ainda consegue mover milhares de pessoas. As fotos tiradas e partilhadas nas redes sociais mostram isso mesmo. Contudo, parece que isso não se aplica às audiências.

rally 2014

Ao longo de uma hora de transmissão, o programa não foi além dos 0,7% de rating e 2,8% de share. Será que se fosse transmitido num  outro canal as audiências seriam mais generosas? Ou será porque o povo português cada vez mais só liga à música pimba das privadas?

[divider]

O Termómetro Televisivo está de volta na próxima semana. Bom fim de semana!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não vai ser publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.