Rubricas Termómetro Televisivo

Termómetro Televisivo #11: Mais do mesmo na nossa televisão

Termómetro Televisivo

Olá a todos os leitores e sejam bem-vindos a mais uma edição do Termómetro Televisivo, a rubrica do Quinto Canal que analisa semanalmente os melhores e os piores programas da nossa televisão.

Depois das festas, vêm as mudanças. A SIC e a RTP já começaram as suas alterações para o novo ano. A TVI é a única que prefere guardar as mudanças para mais tarde e aposta agora em mais do mesmo. Será o suficiente para atrair o calor e aquecer os portugueses?

Chegou a hora de os programas analisar, porque o Termómetro Televisivo vai começar.

[divider]

Quente

Depois de uns dias de férias, voltou em força a nova edição da Casa dos Segredos. Desta vez, a produção voltou a reunir alguns dos melhores jogadores da terceira e quarta temporada para um segundo Desafio Final, para todos juntos criarem mais alguma polémica e tentar elevar ainda mais as audiências da TVI. E conseguiu.

Secret Story Desafio Final 2

No programa de estreia, Secret Story: Desafio Final 2 registou 20,7% de rating e 43,4% de share, esmagando a concorrência. Está mais que provado que os portugueses, apesar de muito criticarem as polémicas e as ditas poucas vergonhas deste programa, querem continuar a ver tudo isto, e muito mais. As audiências falam por si, e depois que não se venham queixar que é “mais do mesmo.”

[divider]

Morno

Na semana passada, com a chegada do novo ano, a SIC anunciou a primeira “grande” mudança do seu daytime. Senhora do Destino deixou de ser transmitida às 18 Horas e passou a ser a ser exibida às 14H30, tirando do ar Rosa Fogo e alargando o horário da novela Sangue Bom. Há muito que era esperada tal decisão, até mesmo pelas especulações que se criaram em torno na novela aquando o anúncio do seu regresso. Contudo, os primeiros resultados não surpreenderam.

senhora do destino

Senhora do Destino, em três dias de exibição neste horário, conseguiu uma média de 2,9% de rating e 15,5% de share. Comparando com a sua antecessora, a novela conseguiu cumprir o objetivo de elevar ligeiramente o horário, e inclusive dar um bom lead-in ao Boa Tarde, que também elevou ligeiramente os números. Mas mesmo assim tal aposta continua longe da liderança, e para agravar ainda mais a situação, perde inclusive para a novela da RTP1, Os Nossos Dias, que a estação pública decidiu colocar também no início da tarde para combater a concorrência. E com esta mudança, assistimos a “mais do mesmo” por parte da SIC, que continua a não saber o que fazer com este horário. Pela segunda vez consecutiva que a estação interrompe uma novela a meio para colocar outra em exibição, sem nenhuma explicação dar aos telespetadores. Será que vai voltar a acontecer?

[divider]

Frio

A RTP1 é sem dúvida um exemplo a seguir. Depois de todos os problemas que afetaram a estação pública, esta conseguiu reerguer-se e cada vez mais se aproxima na disputa pela liderança nas audiências. Contudo, existem ainda algumas arestas que devem ser bem limadas, para que tudo funcione na perfeição, especialmente no horário da tarde. Depois do Adeus é o exemplo perfeito. Apesar de pessoalmente ter achado uma excelente estratégia a RTP1 ter colocado a reposição da série no daytime de segunda a sexta-feira, parece que a maioria dos telespetadores não acha o mesmo.

Depois-do-Adeus-Logo

Entre Os Nossos Dias, que desde que mudou de horário tem feito resultados generosos, e Portugal no Coração, que também se tem safado nas audiências, Depois do Adeus, que se encontra ali no meio  em reposição quebra por completo a média da tarde, que leva a concorrência a liderar confortavelmente e sem problemas. Esta semana conseguiu apenas uma audiência média de 2,0% de rating e 11,4% de share, menos de metade da média do programa anterior. A reposição está quase a entrar nos episódios finais, e ainda este mês termina a sua exibição. Mas se a RTP1 quer continuar a lutar pelo segundo lugar (e só depois o primeiro) tem de arranjar uma boa solução neste horário, que há já largos meses sai prejudicado.

[divider]

Previsão semanal

Com o regresso do Futebol, e com as habituais polémicas da Casa dos Segredos, prevê-se mais uma semana de sol na TVI,  que deve continuar a aquecer os telespetadores sem problemas. Destaque ainda para o regresso do Prós e Contras segunda-feira, na RTP1, que promete aquecer a noite da estação pública.

O Termómetro Televisivo está de volta na próxima semana. Bom fim de semana!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não vai ser publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.