Quinta Melodia Rubricas

Quinta Melodia – Especial: Beyoncé em Portugal

Quinta Melodia

Fim!

Depois de 132 concertos em 66 cidades, espalhadas por 27 países, a cantora Beyoncé encerrou a sua mais recente digressão mundial, a famosa The Mrs. Carter Show World Tour.

Portugal teve o privilégio de receber os dois últimos concertos desta tournée, que decorreram na passada quarta e quinta-feira, no MEO Arena, em Lisboa. Surpresas não faltaram, e o Quinto Canal esteve presente nos dois concertos para lhe contar todos os pormenores, neste especial dedicado à Queen B.

Não vai querer perder nenhum detalhe. Seja bem-vindo à Quinta Melodia – Especial: Beyoncé em Portugal.

Beyoncé
Foto: Robin Harper/Parkwood Entertainment/PictureGroup

Foi uma semana vivida com muita emoção. Nem o frio e a chuva fizeram afastar os milhares de fãs que acamparam à porta do MEO Arena nos últimos dias para assegurarem o melhor lugar bem perto do palco. A espera sem dúvida que valeu a pena, ou não fossem estas as últimas datas da The Mrs. Carter Show World Tour.

Por isso mesmo, Beyoncé não quis desiludir e retribuiu o amor e o carinho dos fãs com duas grandiosas atuações, confirmando cada vez mais as opiniões da critica mundial, ao dizerem que esta foi a melhor digressão de sempre da cantora.

Com uma capacidade vocal invejável, coreografias de tirar o fôlego a qualquer pessoa, e um jogo de luzes e som num palco personalizado para o efeito, a aclamada Queen B consegue juntar no mesmo local fãs dos 8 ao 80, mostrando que a idade não é um factor importante quando o objetivo é ouvir boa música, e ver um verdadeiro espetáculo musical. Prova disso foi a enchente em ambos os dias de concerto, completamente esgotados.

Com poucas alterações a nível de alinhamento de um dia para o outro, houve ainda tempo para que Jay-Z, seu marido, se juntasse ao último espetáculo da digressão para, juntamente com Beyoncé, interpretarem o já conhecido Drunk In Love, retirado do seu mais recente álbum homónimo, lançado em dezembro do ano passado. Como também não podia deixar de ser, a noite ficou marcada pela emoção da cantora, que não conteve as lágrimas ao fazer um pequeno balanço da tournée, que chegava assim ao fim.

Foram sem dúvidas dois concertos memoráveis, que tão cedo o público português não esquecerá! Fique a conhecer detalhadamente algumas das músicas presentes no alinhamento da The Mrs. Carter Show World Tour:

[divider]

Os cerca de noventa minutos de duração de cada concerto foram emotivos e cheios de energia. Não houve tempo para descanso e quem lá esteve sentiu cada momento! Pouco passava das 21h30, do dia 26, quando as luzes se apagaram. Ouviu-se o entusiasmo dos milhares. O pano subiu e a Intro começou. A MEO Arena estava completamente esgotada para ver e ouvir, ali mesmo ao vivo, a rainha de muitos admiradores. Entre lágrimas, saltos e sorrisos, muitos fãs ansiavam, alguns pela primeira vez, vê-la ao vivo. Run The World fez-se ouvir. “Lisbon, are you ready?” e começou o espetáculo:

O concerto seguia e o público deslumbrava-se com a beleza e os passos de dança de Beyoncé. A par de algumas músicas de marca da cantora, de antigos trabalhos, apresentou os singles de maior sucesso do CD lançado no final do ano passado. Entre elas destaca-se Flawless, Drunk in Love, Partition e XO. Grande parte do concerto foi feito com músicas de anteriores trabalhos, com destaque principal para Why Don’t You Love Me, Love on Top, I Will Always Love You e Halo. Num show absolutamente gigantesco em termos de som de luz, o público assistiu a uma grande produção com destaque principal para o género feminino. Durante os noventa minutos, Beyoncé fez questão de relembrar através dos ecrãs, e das palavras da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, para a igualdade de género. A aproximar-se do final houve ainda tempo para uma homenagem a Whitney Houston com I Will Always Love You. As 18 mil pessoas presentes no primeiro concerto acompanharam a balada emotivamente.

Os aplausos, em forma de agradecimento, foram uma constante. O público sentia a necessidade de aproveitar e agradecer toda a inspiração e a companhia dada através da música. Why Don’t You Love Me e Irreplaceable obrigaram a uma participação ativa do público que tinha as letras bem decoradas, para agrado da norte-americana. Love on Top trouxe, a meu ver, um dos momentos altos da noite. Beyoncé só há uma. O arranjo vocal e a capacidade de atingir notas altas fez vibrar todos os presentes. A voz é única e o timbre delicía qualquer um.

A dança foi outra das constantes. Um espetáculo exigente no que toca aos passos de dança mas nem isso fez descer a fasquia. Irrepreensível, Beyoncé e os bailarinos, mostraram como se faz. Grandes interpretações ao mais alto nível mundial. Partition e Drunk in Love levaram o pavilhão ao rubro. A sua sensualidade deixou de boca aberta a grande parte dos presentes. Não havia como não gostar! No segundo e último concerto Jay-Z surpreendeu ao subir ao palco para cantar ao lado da mulher. Drunk in Love estava já na parte final quando ela o introduziu no espetáculo. A grande surpresa!

Cinco anos depois ela regressou a Portugal, agora para dois concertos que fecharam a The Mrs. Carter Show World Tour. Dia 27 era a data marcada para a final de um ciclo de concertos. Uma volta ao mundo para apresentar o show que marcou muitas vidas. Os especialistas tem-na já como uma das mais rentáveis da cantora. E não foi ao acaso que fez 132 concertos, no seu total. Esta marca deixou Beyoncé com as lágrimas nos olhos. Chorou antes de introduzir XO no alinhamento. Relembrou os momentos passados ao longo do último ano: os sucessos e os momentos menos bons. O último concerto de The Mrs. Carter Show World Tour foi importante e ficou certamente na memória da cantora.

Tudo isto aconteceu em Lisboa:

Também a queda de Beyoncé, no seu último show, foi notícia em Portugal. Mas superior a isso foi a emoção deixada em cada um dos presentes na MEO Arena. À saída, todos realçavam o brilhantismo do espetáculo, a sua grande capacidade vocal e os movimentos sensuais que a caracterizam. A qualidade de som e o show de luzes  ficou também na memória. Nas redes sociais a cantora já colocou várias imagens alusivas aos dois concertos na capital portuguesa. O final da tour mundial foi o grande destaque. A despedida aconteceu e depois “Fin!”, lia-se no ecrã principal. Mrs. Carter despedia-se de Portugal mas por agora, espera-se! Se voltar, terá à sua espera uma legião de fãs. Um mar de gente pronta a encher quantos MEO Arena forem necessários. Porque Beyoncé só há uma!

Obrigado nós, Beyoncé!
Fim!

Opinião: André Palma e André Kanas (representantes no local)

DEIXE O SEU GOSTO E PARTILHE:

Artigos Relacionados