Memórias da TV Rubricas

Memórias da TV – Desenhos Animados “Doraemon”

Esta semana escolhemos um gato muito especial para relembrarmos no Memórias da TV. O seu nome é conhecido em todo o mundo e muitos iriam gostar de ter em sua casa uma companhia destas. Não tem orelhas, mas, em compensação, tem uma bolsa na barriga cheia de invenções extraordinárias que farão as delícias de qualquer um. Falamos pois do gato cósmico Doraemon!


Lembram-se deste genérico?

[youtube id=”GtAiwBYoswM” width=”620″ height=”360″]

Sim? Então recordem connosco Doraemon.

Conhecido em Portugal como Doraemon: O Gato Cósmico, o manga foi criado por Fujiko Fujio e, mais tarde, mais precisamente em dezembro de 1969, transformado numa série de desenhos animados que rapidamente fez sucesso por todo o mundo. A série conta a história de um gato robótico, cujas orelhas foram comidas por ratos (daí o seu eterno medo por estes roedores), chamado Doraemon, que volta atrás dois séculos para ajudar o distraído e preguiçoso Nobita Nobi.

As aventuras destes dois amigos acontecem por meio dos produtos futuristas que Doraemon cede ao seu companheiro humano, que muitas vezes trazem mais problemas que soluções. Para os acompanhar existem ainda outras personagens, cada uma com as suas características: a adorável Shizuka, por quem Nobita é apaixonado; o bruto Gigante, de quem todos os miúdos do bairro têm medo; e o gabarolas Suneo, que consegue rebaixar Nobita com a riqueza que possui. Estes dois últimos contribuem sempre para os sarilhos em que Doraemon e Nobita se vêem expostos.

doraemon

Apesar de existir atualmente uma versão dobrada em português, durante muitos anos a série fez parte do imaginário de muitas crianças em língua castelhana. Muitos são aqueles que relembram de forma nostálgica o genérico desta icónica personagem devoradora de dorayakis, que passou durante longos anos no Canal Panda.

A maioria dos episódios possuem uma carga humorística, com lições morais a respeito dos valores tais como a honestidade, a perseverança, a coragem, a família e o respeito para com o outro. Além disso, diversas questões relacionadas com o meio-ambiente são tópicos abordados, como as espécies em via de extinção, o desflorestamento, e a poluição, contribuindo de forma ativa para o desenvolvimento de um pensamento cívico junto dos que seguem estas histórias.

Para além do pequeno ecrã, Doraemon ganhou também longas metragens, tendo passado pelo nosso país através de DVD’s distribuidos pela LUK Internacional. Atualmente é no Cartoon Network Portugal o anime é emitido, tendo o canal adquirido os direitos da série.

Podem rever aqui um dos muitos episódios de Doraemon, já em português:

[youtube id=”gNK6pYZ7E-I” width=”620″ height=”360″]

Que outros episódios se recordam de Doraemon? Quais as personagens de quem mais gostavam? Partilhem connosco nos comentários esses momentos.

Recordem Connosco!

Até para a semana.

DEIXE O SEU GOSTO E PARTILHE:
fb-share-icon6773
Tweet 494

Artigos Relacionados