Galeria de fotos do evento Iberanime 2014

No passado fim-de-semana (10 e 11 de maio), decorreu em Lisboa no Meo Arena o Iberanime LX2014. Como não poderia deixar de ser, o Quinto Canal esteve presente (infelizmente apenas foi possível marcar presença no primeiro dia do evento) e vou aqui contar-vos tudo o que por lá se passou.

10252105_678006648928314_8085806214006487528_n

Sendo o Iberanime um dos (senão o) maior evento de cultura pop japonesa do País, onde se engloba todo o universo de animes, mangas e videojogos, faz todo o sentido esta cobertura estar hoje aqui no Inside Gaming. Então vamos lá explicar a quem não se pode dirigir a Lisboa o que por lá se passou. No sábado de manhã, aquando da abertura das portas, já se encontrava uma fila gigantesca para entrar na Sala Tejo da Meo Arena. Isto segundo o que é dito pelas redes sociais, porque esta pessoa que vos escreve reside no Algarve e infelizmente perdeu o autocarro que iria permitir ver todas as atividades matinais. Adiante, pois foi um momento particularmente stressante deste dia tão interessante. Este atraso totalmente por minha culpa fez com que não me fosse possível assistir a uma das conferências mais interessantes de todo o evento: A história dos Videojogos – A Génese do JRPG, dada pelo Ivan Barroso que já aqui falei. Como já devem ter notado, bastante do meu interesse reside na cultura dos videojogos e foi de facto uma pena não me ter sido possível assistir a algo que certamente foi bastante interessante. O evento estava dividido em três palcos diferentes onde era possível assistir a diversos Workshops (que iam desde Cosplay a Japonês), Torneios de Dragon Ball, Para Para Dance, entrevistas e muitas outras atividades. Tempos mortos eram algo que não existia.

iberanime

Por todo o evento – e um pouco por todo o Parque das Nações – encontravam-se Cosplayers que faziam referência às mais diversas temáticas, desde animes como Attack on Titan ou One Piece, a videojogos, sendo as personagens de League of Legends as preferidas. Confesso que reconheci alguns, mas sendo a minha vertente maioritariamente gamer, muitos dos cosplayers fora-me impossível reconhecer, no entanto admito que era possível encontrar criações verdadeiramente interessantes e criativas. Houve ainda tempo para as eliminatórias do Cosplay World Masters, uma competição destinada aos cosplayers de topo e que decorre a nível internacional. Admito que nunca tinha visto nada do género e que fiquei particularmente fascinada com as atuações destes cosplayers. As grandes vencedoras foram Shappi Kayle com um cosplay de BattleBorn Kayle de League of Legends e Elena Tarasenko com Barbarian de Diablo III.

iberanime

Por toda a feira existia ainda a possibilidade de participar em diversos Trading Card Games e jogos de Tabuleiro (algo que infelizmente não é a minha praia). O espaço dos videojogos também não faltou e foi lá que passei grande parte do meu tempo. Entre espaço Nintendo, Xbox e Retrogaming, não faltavam possibilidades de conhecer videojogos.

As artes marciais (Judo, Aikido e Kendo), o colecionismo (aquela coleção de Dragon Ball surpreende-me sempre), a robótica e Lego White Bricks também tiveram direito a espaços próprios que nunca deixaram de ser frequentados. Mas, sendo o Iberanime um espaço em grande parte destinado ao consumo, grande parte do recinto era ocupado por barracas dedicadas ao merchandising. Nesta zona era quase impossível circular, mas entre o que consegui ver, estavam produtos de retrogaming, Action Figures, t-shirts, mangas e todo o tipo de merchandising que é possível imaginar.

iberanime

Infelizmente não me foi possível assistir à atuação da grande figura de destaque deste Iberanime 2014, Hironobu Kageyama, artista japonês responsável por diversas bandas sonoras de animes. No entanto este foi sem dúvida um evento interessante e que merece o lugar de destaque que ocupa. Convém relembrar que, centralismos à parte, e, entre muitos outros eventos, o Quinto Canal também fez a cobertura o ano passado de um evento deste género que se realiza por terras algarvias e onde este ano vamos marcar novamente presença, o Algarve Manga & Comic Event.

Até lá, tentem descobrir o que diz nesta imagem 😉

iberanime

Artigos Relacionados