As notícias televisivas lançadas entre 20 e 23 de maio do ano passado vão estar em destaque no Em Foco desta semana. Ficção, entretenimento, injustiças, esquecimentos e expetativas vão reunir-se na rubrica das quintas-feiras do 5º Canal. Está preparado para entrar em mais numa volta ao que Foi Notícia em 2011? Então junte-se a nós!

[divide]

Com a nova contratação na área da Informação da TVI, quais os resultados que a administração do canal desejaria obter? Numa entrevista à Notícias TV, José Alberto Carvalho respondeu a essa pergunta afirmando que, apesar de já ter estabelecido algumas metas, preferia guardá-las para si. De acordo com o jornalista, só com persitência é possível alcançar os objetivos. Recorde as suas palavras:

Tenho, mas vou deixá-lo para mim. Ao longo da minha vida profissional tenho aprendido a moderar as expectativas. Não tanto as nossas, íntimas, mas aquelas que verbalizamos em público. Porque quem se comporta de má-fé ou não está connosco, terá sempre um argumento adicional para apresentar uma factura. Na RTP foram precisos vários anos de persistência, de trabalho conjunto que envolveu vários departamentos da empresa, para que se tivessem conseguido obter os resultados que se conseguiram. Isso foi altamente positivo e altamente mobilizador.

Passado um ano, é possível concluir que o balanço é positivo. Os noticiários da estação de Queluz de Baixo tornaram-se líderes nos respetivos horários, destronando a RTP1 do primeiro lugar. O novo sistema de medição de audiências ajudou, contudo é de salientar igualmente a importância da atual imagem da Informação do canal: ativa, espontânea, omnipresente e credível. O prestígio e profissionalismo de Judite Sousa também ajudou, uma vez que, na minha opinião, a mulher de Fernando Seabra consegue evidenciar-se mais do que José Alberto Carvalho.

Serão os resultados iguais daqui a um ano?

Outro assunto que marcou a semana aqui comentada foi a reação de Guida Maria depois de a Plural a ter informado de que já não estaria interessada na sua participação em Rémedio Santo. De acordo com a atriz, a produção da novela da TVI vetou o seu nome para integrar o elenco da história protagonizada por Sofia Alves. À Notícias TV a mãe de Julie Sargent confessou o seguinte:

A produção ligou-me a dizer que, afinal, eu já não iria entrar na novela. O meu nome foi vetado na TVI. Gostaria realmente que alguém me dissesse: ‘Tu não entras na TVI por isto ou aquilo’, para me dar hipótese de esclarecer. Mas isso não aconteceu apesar dos meus esforços. Cada pessoa a quem pergunto empurra para outra e essa pessoa diz que não sabe de nada. Acho que já falei com toda a gente.

Com um talento mais do que provado, terá sido possível afastar Guida Maria de uma novela por motivos de vingança ou arrogância?

Deve ser alguém que não vai com a minha cara ou que não gosta de mim como actriz. Como ninguém me diz nada, das duas uma: ou não querem saber ou não me querem dizer, porque felizmente tenho bastante gente amiga dentro da Plural. Só que as pessoas da Plural, eventualmente, também não comandam as hostes todas.

É triste verificar que existem profissionais que colocam assuntos pessoais à frente de assuntos profissionais, gozando na íntegra com a carreira dos atores.

Ainda na TVI, Cristina Ferreira era a eleita para conduzir a segunda temporada da Casa dos Segredos. Depois de ter apresentado a edição quatro de Uma Canção para Ti ao lado de Manuel Luís Goucha, julgava-se na altura que a profissional da estação de Queluz de Baixo iria dar a cara por um reality-show. Nomes como o de Fátima Lopes, Teresa Guilherme ou mesmo o de Leonor Poeiras eram colocados de lado em deterimento do nome da rainha de Você na TV!.

A empatia com os telespetadores do talk-show, a sua elegância e capacidade de comunicação eram tidas em conta pela direção de programas da TVI que, apesar de tudo, não foram suficientes para suplantar a experiência de Teresa Guilherme na apresentação de reality-shows.

Apesar disso, a apresentadora teve o merecido destaque neste ano, quando foi convidada para conduzir a primeira e segunda temporadas de A Tua Cara Não É Estranha. Este fenómeno televisivo em Portugal tem despertado a atenção de milhões de telespetadores, atentos ao talento dos oito concorrentes escolhidos a dedo pela Endemol.

Às vezes é preciso perder para ganhar. Neste caso, Cristina Ferreira não perdeu. Ganhou, e muito!

Até para a semana!

Diogo Santos

Licenciado em Ciências da Comunicação e mestre em Marketing e Publicidade. Tenho uma grave obsessão por audiências desde os meus 14 anos. Espanta-se quem me ouve dizer que praticamente não vejo televisão. No entanto, basta fazerem-me uma pergunta sobre esta categoria, e a resposta surge em segundos. Querem testar? ;)

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *