Audiência Média Audiências Rubricas

Audiência Média (37): SIC domina na transmissão de Natal

Audiencia media cópia

Seja bem-vindo à última edição da Audiência Média do ano. Trinta e sete edições depois a sua rubrica dos sábados à noite continua a trazer até si os principais destaques das audiências. A semana que agora termina ficou marcada pela vitória expressiva da SIC na época natalícia, tanto na noite de 24 como em todo o dia de 25. O outro destaque a que damos maior ênfase ainda esta noite prende-se com o regresso de Louco Amor ao top dos programas mais vistos depois de uma crise que atingiu fortemente toda a ficção do quarto canal.

[divide style=”2″]

O Rei Leão

A SIC continua a ser a estação do Natal para a maioria dos portugueses. Numa altura de reunião familiar e de festejos um pouco por todos os lares do país, a estação de Carnaxide foi a mais assistida e requisitada da época. No dia 24 de dezembro os programas da SIC alcançaram os nove primeiros lugares da tabela arrecadando por completo a vitória do dia deixando para trás a TVI que se mantido líder mesmo com a quebra no horário nobre.

Os números falam por si, sendo que a média diária do terceiro canal quase ultrapassou a barreira dos 30% e, no seu todo, ficou muito perto de ultrapassar também o cabo (31%). Entrelaçados foi o programa mais visto com uma audiência média de 12% e um share de 36,9% e o seu minuto mais visto foi conseguido às 22h23 com 14,5% de audiência média e 44,5% de quota média de mercado. Prep’aterragem da Disney alcançou a segunda posição com 10,4% de rating e 37,5% e logo a seguir, na terceira posição, ficou a transmissão de Rei Leão , um dos filmes mais famosos de sempre que chegou aos 10,3% de rating e 35,9 pontos de share. A aposta nos grandes clássicos do cinema potenciaram esta consagrada vitória e os portugueses mostraram-se assim recetivos à chamada pelos diversos filmes.

Arriscaria-me a dizer que Júlia Pinheiro começa agora a ver concretizados alguns dos seus desejos. Tudo começou com uma maior e mais sustentada aposta na ficção nacional que está agora a dar frutos. O remake de Dancin’ Days alcançou a vitória do horário afundando os projetos da TVI. Agora, os conteúdos escolhidos para a exibição em horário de Natal parecem ter sido os melhores. Em anos anteriores já a SIC se tinha mostrado na época agora em análise. Um reforço importante para a motivação de toda a direção.

Este avanço levou a uma queda abismal nos resultados da principal concorrente. Assim, no total do dia, a TVI não foi além dos 22,1% sendo que o programa mais visto aparece apenas em nono lugar. O Jornal da Uma alcançou 7,8% de rating e 25,9% de share. O diário da Casa dos Segredos, apresentado por Leonor Poeiras, ficou-se pelos 7,8% de rating e 24,1% de quota média de share. Ficou assim provado que uma aposta mais forte no cinema, em dia de união familiar, faz a diferença. Júlia Pinheiro está de parabéns! Será 2013 o ano de viragem no panorama de audiências em Portugal? Para já, a TVI mantém-se como a estação líder do ano.

[divide]

louco amor logo

Junho foi o mês da mudança para a ficção da TVI. Dancin’ Days chegou a liderar e Louco Amor ficou para segundo plano.  Meses depois a liderança da SIC fixava-se com a estreia de Gabriela e dava inicio a uma crise há muito anunciada nas novelas produzidas em Queluz de Baixo. Muitos foram os que criticaram a falta de monotonia das tramas e terá sido esse o principal motivo para uma falta de interesse por parte do público.

Apesar disso, e antes de terminar o ano de 2012 a novela de Tozé Martinho conseguiu alcançar novamente o top dos cinco programas mais vistos. No passado dia 26 de dezembro, Louco Amor chegou ao quinto lugar com 13,4% de rating e 30,7% de share, valores que se mantiveram no decorrer dos últimos dias. As gravações já terminaram e as novas apostas estão já a ser preparadas para o próximo ano.

Irá a Plural, juntamente com a estação, criar projetos capazes de liderar as audiências?

[divide]

Audiência de Ouro 

Avenida Brasil – 11,7% de rating e 28,7% de share (27 de dezembro de 2012)

[divide style=”2″]

Até para o ano! 

Artigos Relacionados