Vem aí nova edição do «Porto Blues Fest»
A edição de 2023 do Porto Blues Fest regressa nos dias 21 e 22 de julho, mais uma vez, aos jardins do Palácio de Cristal e na Concha Acústica.
Numa altura em que se passaram mais de 12 meses sobre o início da guerra na Ucrânia, os promotores do festival, Trovas Soltas e In Rock We Trust, decidiram fazer algo de especial: homenagear em palco um dos ícones musicais da Ucrânia, o músico de blues Alexander Dolgov.
Alexander Dolgov é o fundador do movimento blues na Ucrânia, vivia em Kharkiv onde tinha a sua casa e o seu estúdio, que foram totalmente destruídos pelos bombardeamentos russos.
Como diz, Adalberto Ribeiro da promotora Trovas Soltas “com este concerto o Porto Blues Fest manifesta a sua solidariedade para com o povo ucraniano e as populações afetadas nomeadamente os artistas que desta forma estão impedidos de levar a cabo a sua missão junto da sociedade. A arte e a cultura são, na sua essência, veículos de aproximação entre os povos, de estímulo ao diálogo e à multiculturalidade, de enraizamento de valores humanistas e de promoção da paz“.
Podemos ainda destacar no alinhamento deste ano do Porto Blues Fest, a contínua aposta na música portuguesa, este ano representado por Montalvor e Little Hands Blues Band, assim como na música que se faz na Europa, caso dos Greyhound’s Washboard Band (Alemanha) e os lendários The Animals (Reino Unido). Como não poderia deixar de ser, o Porto Blues Fest terá uma representante do berço deste estilo musical, a Tia Carroll (Estados Unidos da América).