Mais seis nomes confirmados no Festival O Sol da Caparica 2024
O Festival O Sol da Caparica acaba de anunciar seis novas confirmações para o Palco Sagres.
Badoxa, Danni Gato, MC Livinho, Mizzy Miles, Nelson Freitas e Rich & Mendes, juntam-se ao já anunciado cartaz, que junta alguns dos maiores artistas da atualidade, como T-Rex, Calema, Rui Veloso, Os Quatro e Meia, Xutos e Pontapés, L7NNON, Diego Miranda, Os Quatro e Meia, Xutos e Pontapés, INSERT COIN, Padre Guilherme, MC Ryan SP, entre muitos outros.
O maior festival dedicado à música lusófona está de regresso ao Parque Urbano da Costa da Caparica nos dias 15, 16, 17 e 18 de agosto. Depois de recentemente terem sido anunciados os primeiros nomes desta próxima edição, o Festival acaba de revelar novas confirmações no maior evento de verão do concelho de Almada, que conta receber milhares de festivaleiros naquela que é considerada uma das mais bonitas e impressionantes costas portuguesas.
O evento ganha na sua 9.ª edição uma nova organização para os próximos três anos, formada pelo consórcio constituído pelas empresas Domingo no Mundo e Music Mov, encabeçadas por André Sardet e António Gomes, em conjunto com a Câmara Municipal de Almada. Associado ao novo ciclo de vida do evento, nasce uma nova imagem que pretende transmitir de imediato a essência da região.
É objetivo da nova organização ao longo das próximas edições, trabalhar na redefinição dos valores do evento e do seu papel na sociedade e na comunidade, tendo como foco quatro eixos centrais: Cultura, Ambiente, Inclusão Social e Economia Circular. Estes quatro eixos de ação são complementares entre si e com vista a criar um envolvimento com a comunidade local como até hoje não aconteceu. Pretende-se integrar na estrutura e conceção do Festival mais artistas, associações ambientais, associações que apoiam cidadãos portadores de deficiências e agentes económicos oriundos do Concelho de Almada. A intenção é ver o Festival O Sol da Caparica mais amigo do ambiente, mais inclusivo e gerador de riqueza, mais e melhor cultura no Concelho de Almada.
Considerado um dos mais importantes festivais de música do circuito nacional, não é só pelo destino de eleição onde se encontra localizado que conquistou a atenção de milhares de pessoas, acima de tudo, o Festival O Sol da Caparica prima pela excelência de cartaz, voltando este ano a garantir os nomes mais proeminentes da música Lusófona. O evento, desenhado a pensar em todos, conta este ano com quatro palcos, entre eles uma novidade, o Palco Almada que surge alinhado com a vontade da organização de valorizar e prestigiar não só a cultura e os artistas, mas também os moradores da região de Almada.
Sendo o Festival o Sol da Caparica uma festa da língua portuguesa, pretende-se que esta seja valorizada em todos os palcos, mesmo que “colorida” com sotaques que resultam de uma história com vários séculos e que levou o português aos quatro cantos do mundo.
É ainda ambição da organização, no que toca à sustentabilidade, ao longo dos próximos três anos, implementar ano após ano, uma série de medidas que atenuem e mitiguem o impacto ambiental do festival, não só através de medidas efetivas na produção, mas também na fomentação de práticas ambientais no recinto, através da promoção de hábitos positivos para o planeta.
-
Leia também: Especial «A Caminho dos PLAY» será emitido na RTP1