Conheça os destaques do 17ª FIA – Festival Internacional dos Açores

O Festival Internacional dos Açores nasceu na plenitude do Oceano Atlântico. O arquipélago açoriano apresenta-se como porto seguro a todos os que cruzam as águas e céus que separam os continentes europeu e americano.


O período que se seguiu à 2ª Guerra Mundial foi particularmente movimentado para as ilhas que, como escalas de voos transatlânticos, recebiam os viajantes que se deslocavam de e para Nova York. Movimentos pendulares que, invariavelmente, trouxeram a algumas cidades insulares a presença de reconhecidos músicos internacionais, que imprimiram um particular dinamismo ao ambiente cultural aos Açores.
Uma vida cultural que nem a instabilidade tectónica açoriana pode travar. Após o grande terramoto de 1980,  que quase destrói a cidade de Angra de Heroísmo, Jorge Forjaz, então diretor da Direção Regional de Ação Cultural dos Açores, concentra esforços no reconhecimento da importância cultural e histórica da ilha e da cidade que se torna Património UNESCO da Humanidade três anos depois.

Em 1984, juntamente com Adriano Jordão, cria na ilha de S.Miguel, o Festival Internacional dos Açores, alimentando a onda de dinamização cultural e patrimonial insular. Juntos, levam ao Faial, a soprano Teresa Berganza, à qual se seguiram alguns dos maiores nomes da música: Alicia de Larrocha, Moura Lympany, Ileana Cotrubas, Lella Cuberli, Sandor Végh, Ingrid Haebler, António Meneses, Maurice Bourg, entre outros, que até 2002 visitaram o arquipélago, trazendo a sua Arte.

Atualmente o Festival Internacional dos Açores é organizado pela CulturXis, uma associação da região centro que junta vários jovens oriundos de várias artes e que tem como missão institucional de promover, desenvolver e divulgar iniciativas voltadas para o desenvolvimento cultural das regiões.


André Kanas

http://www.facebook.com/andrekanas

Diretor, Redator e Gestor de conteúdos das redes sociais do QC | Responsável pelas coberturas musicais e televisivas do QC | Integrou o QC em 2013, dado o seu gosto pelo mundo televisivo e não só, sendo que já navega e escreve no universo de blogues e sites de entretenimento desde 2007.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *