Geral

TDT: mudança de frequência poderá levar a troca de recetores

Caso a Comissão Europeia venha a pôr em prática algumas alterações em frequências, em Portugal poderá ser necessário a troca obrigatória dos recetores TDT’s.

De forma a melhor o acesso à internet através dos serviços móveis na União Europeia, a Comissão Europeia quer passar a utilizar a banda dos 700 MHz (UHF). Caso essa decisão vá para a frente em Portugal essa alteração trará um grande transtorno para quem utiliza o TDT, visto que é essa a frequência utilizada no nosso país pela Televisão Digital Terrestre, levando a que os recetores tenham de ser substituídos.

Contudo, e segundo a Anacom, essa será apenas uma decisão tomada mesmo em último caso, sendo que todo o transtorno poderá ser ultrapassado fazendo apenas uma reorientação das antenas levando a que os utilizadores do TDT tenham de fazer uma nova sintonização dos descodificadores. Neste momento os emissores a funcionarem no nosso país são os 56 e 49, apesar de a Televisão Digital Terrestre só funcionar neste momento no canal 56. Neste momento muitos dos emissores já estão fora da faixa dos 700 MHz, na sequência da decisão adotada pela Anacom em maio de 2013.

DEIXE O SEU GOSTO E PARTILHE:

Artigos Relacionados