Geral

Especial Quinto Canal: Estivemos presentes no 4º Manga & Comic! Event

Faro recebeu nos dias 22 e 23 mais uma edição do Manga & Comic! Event, um evento de fãs para fãs de comics, manga, anime, que contou com uma adesão enorme e mais uma vez elevou a fasquia para as edições futuras.

Tal como nas edições anteriores (MCE2, MCE3), o Quinto Canal marcou presença naquele que é um dos eventos do género que mais se tem destacado no nosso país. Fruto de várias iniciativas da Associação Núcleo de Geeks do Algarve, encabeçado por Jennifer Guerreiro e Fábio Neves, este evento pretende aproximar-se de outros eventos relacionados com Manga/Anime e Comics que se realizam não só em Portugal mas também em outros países. E o resultado disso é a adesão cada vez maior de pessoas da zona centro e norte do país, assim como de Espanha.

O ano passado marcou uma mudança significativa neste evento, uma vez que foi realizado no IPDJ em Faro, um espaço grande e acessível, que proporcionou um aumento de atividades. Além de várias salas devidamente equipadas para os workshops, o IPDJ tem também um anfiteatro, um pátio exterior convidativo e um espaço interior bastante amplo, onde se dispuseram as várias bancadas de vendas. Este ano, o evento expandiu-se até à Biblioteca, zona dedicada aos videojogos, card e board games. Aqui a grande novidade foi também a presença da GT Competizione (que também foi patrocinador) e o projeto InMerse, que procura averiguar o potencial de utilização de técnicas e dispositivos de interação natural, realidade aumentada e realidade virtual, em cenários imersivos de entretenimento e profissionais, através da utilização de um conjunto de aparelhos tecnológicos tais como o Oculus Rift. As consolas disponíveis eram Sega Saturn, Xbox, PlayStation 4, Nintendo 64, Dreamcast, Game Cube e WiiU. Infelizmente para mim, esta zona esteve sempre cheia de pessoas que não quiseram perder os vários torneios que foram disputados durante os dois dias, especialmente o de League of Legends.

DSC_0857

Nas bancas, as lojas profissionais foram Casa da BD, Kingpin Books, PT Merch, PPANG, The Twin Guns e Kawaii Panda (que também patrocinam o evento), sendo que a Loja Neko não conseguiu estar presente mas deu o primeiro prémio aos vencedores do Desfile de Cosplay MCE 2015. Em relação às lojas amadoras contemplámos os trabalhos de Coisas de Rei, Catarina Guerreiro Arts & Crafts, Just For You, Ethereal Lullaby, Gothic Chic, Delicatessen, Philippa Marquis, Pushi-Pushi, Black Butterfly, Octonana, Every Which Way, Rainbow Sword Comics, JM Sakura Works, Weatherlight Workshop, Anime Nature e Sugar & M’s Creations. Nas várias bancas espalhadas pelo espaço, podemos encontrar artigos de videojogos (Pacman, The Legend of Zelda, Assassin’s Creed, Pokémon, Super Mario, entre outros), anime e mangas (como Bleach, One Piece, Naruto, Fairy Tale, Dragon Ball, Death Note, entre outros), de séries (The Simpsons, Family Guy, Game of Thrones, Breaking Bad, The Big Bang Theory, Vikings, Doctor Who, entre outros), de comics (Superman, Batman, The Joker, Thor, Flash, entre outros) e até de filmes (Star Wars, Lord of The Rings, Harry Potter, entre outros) – as bancas são definitivamente o sítio onde perco mais tempo, a tentar decidir onde gastar os meus tostões. Novamente a banca da Clone TV – Star Wars Portuguese VideoCast, dirigida por Mário Cunha, estava repleta de artigos de coleção desta famosa saga, e é definitivamente o sítio onde sou feliz (infelizmente não tive sorte no sorteio para ganhar uma nave X-Wing). No corredor principal estavam expostos os trabalhos de Carina Frade, Marcelo Souto e Pedro Santos.

DSC_0670
Marcelo Souto desenha personagens de Metal Gear Solid em Daruma, um boneco japonês no qual não se pintam os olhos. Quando uma pessoa pede um desejo deve então desenhar o olho esquerdo do boneco e só pinta o direito quando este se tornar realidade. No final do ano os bonecos são entregues aos templos para serem queimados no primeiro dia do novo ano.

As várias atividades de workshop foram realizadas no piso superior (Fotografia de figuras, Decoden, Game Maker, Gunpla, Props, Cosplay – Estilização de perucas, Yukata, Feltro, Unity Games, Shibari, Crossplay, Fotografia Alternativa, Peluches, Washi Tape, Amigurumi, Beads) mas foi no pátio onde existiu um maior convívio entre os presentes. Entre os desafios de Karaoke e Concurso de Feijões, o público presente disfrutou ainda de um bom ambiente e houve tempo também para as prestações do grupo de dança BB5 e JNK Yang. A grande novidade este ano foram as atividades de Color War, Nerf War e This is Sparta, que divertiram não só quem participou mas também quem assistiu.

DSC_0746

A par do Desfile de Cosplay MCE 2015, onde vários fãs puderam apresentar as suas melhores roupas e adereços, o grande destaque deste evento foi, tal como no ano passado, o painel dedicado a Sailor Moon. Manuel, criador do site da Sailor Moon em português, e Samuel, criador da paródia Sailor Pitas, marcaram novamente presença no anfiteatro. O canal Biggs patrocinou a sua participação no evento, de modo a que estes pudessem falar e mostrar as fotos da visita que fizeram ao estúdio onde é feita a dobragem da Sailor Moon Crystal. Para premiar o público, Samuel apresentou exclusivamente o novo (e possível último) episódio da saga Sailor Pitas, que provocou gargalhadas a quem o assistiu. Além deste painel, o público pode ainda assistir aos painéis de Anime, História dos Videojogos, Super-Heróis: Da BD ao Cinema, Anime de Terror, Fujoshi Hour, WCS Experience, Chit Chat aos Quadradinhos, e à conversa com Mário Freitas. A última atividade do evento, tal como nas edições anteriores, foi o Concurso de Cosplay MCE 2015, cujo vencedor terá a oportunidade de representar Portugal no Festival de Manga de Jerez de La Frontera. As vencedoras foram Carina Frade e Meran, que fizeram cosplay de duas personagens de League of Legends – Bloodmoon Kalista e Dragon Trainer Lulu, respetivamente.

DSC_0328
Carina Frade e Meran – Vencedoras do Concurso Cosplay MCE 2015

Mais uma vez consegui roubar uns breves minutos a Jennifer Guerreiro, ao Aléxio Rodrigues, presidente e vice-presidente da Associação Núcleo de Geeks do Algarve, e ao Fábio Neves, presidente do Conselho Fiscal, que me contaram como foi todo o processo não só de angariação de fundos, mas de elaboração de atividades e de criação do novo site. Este ano, além das bancas presentes e dos patrocínios anteriores, tiveram o apoio das entidades que fui referindo e também de O Cubo Geek, FaroWay (Hostel), Associação Portuguesa de Shogi, Dengun e CP (que fez descontos para quem adquirisse o bilhete para o evento durante a pré-venda). A adesão do público foi incrível, receberam 1800 pessoas (o dobro que na edição anterior) e o vasto leque de atividades conseguiu entreter todos os presentes. Tanto que, muitos tiveram que controlar bem o tempo para conseguirem participar nos mais diversos painéis. Patrícia Casaca, responsável pela estreante banca Weatherlight Workshop, confessou-me que não estava à espera de tantos visitantes e que de facto o evento tem uma repercussão cada vez maior, primando pelo ambiente familiar que proporciona. Tendo começado com um grupo reduzido, o Núcleo de Geeks está em crescimento e teve uma enorme adesão de voluntários (cerca de 40) que se propuseram para ajudar na produção do evento.

Mais uma vez este evento proporcionou-me uma boa experiência. E acredito que muitos mais tenham sentido vontade de o continuar por mais uns dias, pois o convívio que se tem é indiscritível. Poder conhecer novas pessoas e novas realidades, ou reencontrar amigos de outros sítios, e poder conversar sobre estes tópicos (sim, eu também sou uma fangirl “daquelas”) é de facto uma das grandes características deste evento. Sei que não tem a magnitude de um Iberanime ou outros eventos mais centralizados, mas para quem reside no Algarve, o Manga & Comic! Event é uma lufada de ar fresco. Tenho que agradecer todo o esforço da Associação Núcleo de Geeks do Algarve que se tem dedicado de forma incansável à realização anual deste encontro. Espero que continuem a fazer um excelente trabalho e a trazer um pouco da cultura japonesa e americana à nossa região.

 

O álbum de fotos já está disponível aqui

[youtube id=”eMYE7B2D5e0″ width=”620″ height=”360″]

 

N. A.: Quero agradecer ao Mário Cunha, por toda a atenção dada; ao Aléxio Rodrigues, que esclareceu as minhas questões; ao Luís Braz e aos voluntários que me ajudaram a coordenar o plano de cobertura do evento; ao Tiago Vasconcelos da Cosplayer que teve paciência para as minhas dúvidas técnicas e ao David Rebelo, Rebeca Trindade e Andreia Lourenço que me ajudaram quando a minha máquina desistiu de trabalhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não vai ser publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.