Empresa «Controlinveste» despede 160 trabalhadores
Devido à quebra de vendas, e em plena fase de reestruturação, a Controlinveste Conteúdos decidiu dispensar da sua empresa um total de 160 trabalhadores.
A decisão apanhou todos os trabalhadores da Controlinveste de surpresa. Na manhã desta quarta-feira, a empresa emitiu um comunicado onde anunciava o despedimento de um total de 160 trabalhadores, dos quais 140 através de despedimento coletivos e 20 por negociações para rescisões amigáveis. A empresa, detentora dos jornais Diário de Notícia, Jornal de Notícias, O Jogo e ainda da rádio TSF, justificou esta decisão devido à evolução negativa do mercado, que consequentemente levou à quebra de receitas do sector. Com estes despedimentos, a Controlinveste prevê uma poupança na ordem dos 5 milhões e meio de euros anuais, e que se assim permitirá a garantia e sustentabilidade do negócio.
No referido comunicado, pode ler-se ainda que foram feitos todos os esforços para que o despedimento não acontecesse, mas que o deficit negativo apresentado nos últimos três anos foi considerável, e caso não fossem tomadas estas medidas, a viabilidade da empresa seria posta em causa.
A Controlinveste Conteúdos é gerida pelo presidente Daniel Proença (27,5%), Luiz Montez (15%), os bancos BCP e BES (ambos com 15%) e pelo antigo proprietário Joaquim Oliveira (27,5%). Com esta redução de trabalhores, a empresa espera agora conseguir dar início a uma nova era na comunicação social, com as novidades que serão apresentadas brevemente.
No decorrer desta manhã, os trabalhadores apresentaram-se às portas da empresa em forma de protesto à decisão tomada.