“A Música de John Williams” ganha data de estreia no Disney+
3 principais razões para se ter uma casa inteligente
A inteligência artificial não pode ser mais vista como algo do futuro. Utilizamos os recursos oferecidos por IA todos os dias e agora também podemos otimizar nossas casas utilizando funcionalidades extras.
Razões para investir em uma casa inteligente
Muitos ainda acreditam que ter uma casa inteligente significa luxo, mas na verdade nos dias atuais, uma casa inteligente pode significar conforto e segurança por um preço muito mais acessível do que o esperado.
O primeiro ponto é perceber que estamos rodeados de Inteligência Artificial por todos os lados e a cada momento que utilizamos o nosso celular, seja para realizar uma compra, para fazer pagamentos ou para nos divertirmos em um casino online Portugal, por exemplo, estamos utilizando a inteligência para garantir que nossa segurança esteja em primeiro lugar.
As plataformas online seguras garantem que seus usuários tenham uma proteção extra tanto no momento do pagamento, quanto no momento da entrada na plataforma. Além disso, a inteligência artificial garante também que as sugestões dadas para um usuário sejam diretamente ligadas a sua personalidade e buscas anteriores. Tudo isso mostra que a inteligência artificial é utilizada diariamente por nós e é extremamente importante para o nosso dia-a-dia.
3 motivos para investir em uma casa inteligente
Conforto
A primeira razão para se investir em uma casa inteligente para muitos é o conforto que essa tecnologia pode proporcionar. Um exemplo muito claro é a possibilidade de apagar todas as luzes da casa ou de um cômodo de uma só vez, apenas utilizando um comando, seja ele vocal ou através do celular.
Outro exemplo é a possibilidade de se adiantar em tarefas para criar um ambiente mais cômodo, como ligar o ar-condicionado ou aquecedor momentos antes de entrar no quarto sem precisar ir ao local para tal ação, ou ligar/desligar o forno, etc. São várias as possibilidades quando se tem uma casa inteligente.
Segurança
A segurança também pode ser muito ampliada quando se usa conexões inteligentes em uma casa. As fechaduras eletrônicas e câmeras de segurança já possuem um preço acessível e os usuários podem ter muito mais tranquilidade ao sair de casa.
As câmeras podem registrar diferentes tipos de atividades e pode-se ativar um sensor sonoro como um alarme quando se está fora de casa. Existem diversos recursos em relação à segurança residencial que oferece não só o monitoramento mas também que dispara uma ação imediata relacionada a um ato criminoso.
Alguns fogões elétricos também possuem bluetooth e os usuários podem controlá-los através do celular, então, é possível saber se o aparelho está ligado ou desligado apenas utilizando o aparelho telefônico. Em um contexto similar, as tomadas com bluetooth também podem ser encontradas nas grandes lojas e esquecer o ferro de passar roupa ligado não precisa ser mais uma preocupação.
Economia
Muitos acreditam que o custo de se ter uma casa inteligente é muito alto, um antigo fato que na verdade não é mais verdade. Claro que existem itens que podem tornar uma casa inteligente extremamente cara, mas, nos dias atuais é possível encontrar diversos dispositivos que já possuem a possibilidade de serem conectados a uma casa inteligente sem um custo extra, como é o caso da televisão por exemplo. A maioria dos televisores oferecem a possibilidade de que seus usuários utilizem o celular ou um assistente virtual para desligá-los em um horário programado.
A maioria das pessoas já têm algum tipo de acesso a transformação da sua casa para uma casa inteligente mas não utilizam essa função por não saberem que ela está disponível em seus aparelhos. É muito comum que pessoas durmam com a televisão ligada e o custo de energia para manter esse hábito pode ser muito alto. Quando a televisão é programada para desligar em certo horário ou é programada para que após o número X de horas ela seja desligada, o usuário está garantindo não só automação em sua casa mas também uma economia de energia.
O mesmo funciona para o caso de lâmpadas ao redor da casa. Quando se tem uma casa inteligente, é muito mais fácil controlar o gasto de luz já que é possível fazer uma automação para que as lâmpadas sejam apagadas em certo horário ou com um comando apagar todas de uma vez, assim como verificar através do celular se todas foram realmente apagadas.
O consumo de energia pode cair significativamente com a utilização de automação simples e, uma vantagem é que atualmente os usuários não precisam se quer contratar pessoal especializado já que vários itens são encontrados nas lojas para que sejam conectados ao celular ou assistente virtual por qualquer pessoa, apenas fazendo uso de instruções simples.
Ter uma casa inteligente é também ter liberdade e controle sobre gastos, segurança e trazer mais conforto para o dia-a-dia. Vale a pena pesquisar quais objetos dentro de casa já possuem a possibilidade de automação, assim como estudar projetos de acordo com a necessidade individual.