«Colina das Artes» regressa para a sua terceira edição

A Colina das Artes acontece entre 06 e 14 de setembro em vários espaços da freguesia de São Vicente. A iniciativa conta com uma programação gratuita que vai da música, ao teatro e ao cinema.


A terceira edição da Colina das Artes acontece, entre 06 e 14 de setembro, em vários espaços da freguesia de São Vicente. A iniciativa conta com uma programação inteiramente gratuita que promove o contacto do público com as mais variadas formas de expressão artística.

A programação é de livre acesso e integra as artes plásticas, a música portuguesa (jazz, fado e pop), o cinema, a literatura, o teatro e os eventos para toda a família. A edição deste ano é a que apresenta a programação mais extensa, dividida por vários espaços dos bairros da Graça e São Vicente de Fora, duas das zonas mais icónicas da cidade de Lisboa.

Entre os destaques encontram-se concertos de Sara Correia no Patriarcado de Lisboa (11 de setembro), Sérgio Godinho e Gisela João ambos nos Claustros do Convento da Graça, (13 e 14 de setembro, respectivamente).

O Miradouro Sophia de Mello Breyner vai acolher atuações dos Combos do Hot Clube de Portugal (13 e 14 de setembro) e uma festa final com Pedro da Linha (14 de setembro). No mesmo miradouro e no Miradouro de Nossa Senhora do Monte, haverá atuações dos Músicos do Monte, nos dias 7 e 8 de Setembro.

O DAMAS na Rua Voz do Operário recebe a cantora brasileira Bia Ferreira (6 de setembro) e a banda revelação lisboeta Miss Universo (7 de setembro), enquanto o Largo da Graça será o palco para uma atuação itinerante dos Farra Fanfarra (7 de setembro).
O Jardim Botto Machado (junto ao Mercado de Santa Clara na zona da Feira da Ladra) acolhe a performance “A PONTA” de uma companhia de teatro amador (8 de setembro) e um DJ set de Celeste Mariposa em modo sunset (10 de setembro).

Como é apanágio deste evento, haverá tertúlias na Casa Mocambo (7 Setembro), no Botequim (9 Setembro), na Má Língua (10 Setembro) e no Mercado de Santa Clara (11 Setembro), bem como uma tarde de fado na tradicional Tasca do Jaime (8 de setembro).

O Secret Garden, um dos segredos mais exclusivos da cidade, situado junto ao Miradouro da Senhora do Monte, desenvolveu uma programação especial de 6 a 14 Setembro e que será divulgada muito em breve.

A Colina das Artes inclui ainda duas noites de cinema programadas pelo Royal Cine nos Claustros do Convento da Graça (6 e 7 de setembro) e um dia de cinema infantil com o Cinema Insuflável no Largo da Graça (14 Setembro), cuja programação de filmes será divulgada nas próximas semanas.

No que respeita às artes plásticas, poderá ser visitada no Mercado de Santa Clara, entre os dias 7 e 14 de Setembro, a exposição “Subway Life”, de António Jorge Gonçalves, um dos mais prestigiados desenhadores portugueses. Um exercício que autor iniciou em 1998, no metro de Londres, e que consistia em desenhar a pessoa que se sentasse à sua frente ou no seu mais imediato ângulo de visão. De regresso a Lisboa, decidiu estender este jogo a outras nove cidades: Lisboa, Berlim, Estocolmo, Nova Iorque, São Paulo, Tóquio, Atenas, Moscovo, Cairo, incluindo a cidade de Lisboa. O projeto deu origem a um livro, que foi reeditado pelo autor em 2024, e a exposição que mostra os desenhos ampliados à escala humana, criando um efeito surpreendente de proximidade com estes desconhecidos.

No âmbito da celebração dos 50 anos do 25 de Abril, a Colina das Artes convidou 20 ilustradores a exporem uma ilustração sobre o tema da Liberdade, criando um circuito de exposição nas montras do comércio local durante estes dias de programação.

Alicerçada na premissa da diversidade cultural, que é uma marca identitária da vibrante freguesia de São Vicente, a Colina das Artes vai “vestir” as ruas e os locais emblemáticos da Graça e de São Vicente de Fora. Dedicado a todos os que habitam e visitam a Freguesia de São Vicente, este é um evento que recusa fronteiras, apostando na diversidade cultural, no contacto com o território atrvés dos múltiplos usos dos espaços partilhados e no cruzamento e diálogo entre públicos, comunidades e gerações.


Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *