Especial Quinto Canal: A Reunião dos «Morangos Com Açúcar» em Coimbra
Foi na Praça da Canção, em Coimbra, que as bandas dos Morangos com Açúcar atuaram este ano pela segunda vez.
Depois de uma data esgotada em Algés, em junho passado, foi em Coimbra que as bandas dos Morangos com Açúcar se voltaram a reunir uma segunda vez, num evento que teve uma vez mais os D’Zrt como destaque, sendo este o último concerto da Encore Tour do grupo, antes da pausa anunciada até (pelo menos) 2026.
Num recinto bem composto, mas longe de esgotar, a festa começou pelas 19 horas com a atuação de TT, convidado especial para este evento. Embora não tivesse surgido na famosa série da TVI, foi através da mesma que as suas músicas ficaram conhecidas do grande público, tendo a sua atuação contado com os principais êxitos da carreira ao longo de quase uma hora de atuação.
As Just Girls foram as artistas que se seguiram, apesar de ter começado o seu concerto com mais de meia hora de atraso, devido a um problema técnico que surgiu de última hora. Tal como seria de esperar, a girls band entregou tudo em palco, onde não faltaram igualmente as suas músicas mais conhecidas, num atuação que contou com bailarinos e fogo à mistura, mas que contou com um público ainda morno.
Os 4Taste também não faltaram à festa, e foram a terceira banda a subir ao palco da Praça da Canção em Coimbra, cantando os seus principais hits. Apesar do frio que já se fazia sentir, foi com o grupo encabeçado por Luke d’Eça que o público realmente começou a aquecer, já a pensar no último concerto da noite, a cargo dos D’Zrt, mesmo apesar da hora tardia.
Devido ao atraso originado pelo problema técnico antes do concerto das Just Girls, o grupo mais aguardado da noite deu início à sua atuação já com mais de uma hora de atraso, mas nem por isso o público se deixou afetar. Bastou o diminuir das luzes de palco, sinal de que o concerto iria começar, para os milhares de fãs se fazerem sentir, ao mesmo tempo que os D’Zrt chegavam ao recinto de forma original, através de um barco, atravessando a margem do Rio Mondego e atracando assim na Praça da Canção.
Apesar da ideia original, tornou-se numa experiência mal conseguida e que passou despercebida a muito do público presente, dado que as imagens que eram transmitidas em tempo real nos ecrãs a cobrirem a viagem de barco, falharam na maior parte do tempo, sendo que só quando os três elementos se encontravam já em palco é que começou o verdadeiro espetáculo.
Entre muito fogo, CO2 e confetis, o concerto não desiludiu, tendo havido espaço para a presença de convidados especiais, como foi o caso de Rita Viegas, atriz que também participou em Morangos com Açúcar, e ainda da Estudantina da Universidade de Coimbra, que transformou a música Querer Voltar numa verdadeira serenata. Também não faltou a emocionante homenagem ao elemento Angélico Vieira, e depois de muita música e dança, o espetáculo chegaria ao fim ao som do êxito dos êxitos, Para Mim Tanto Me Faz, que trouxe a palco todos os artistas que atuaram nesta última Reunião dos Morangos, levando ainda a Cifrão a misturar-se com o público no Golden Circle para uma despedida em grande.
Os vídeos e álbum de fotos completo do evento já estão disponíveis no nosso Facebook e Instagram.