A Caminho dos «Oscars» 2017: Conheça os vencedores
Los Angeles recebeu neste domingo a 89ª edição dos Oscars, o evento que homenageia e distingue os melhores do cinema do ano anterior. Confira neste artigo a lista de vencedores.
Ficando marcada e manchada pela grande confusão que decorreu com a entrega do Oscar de Melhor Filme, que por lapso na leitura e entrega de envelopes ditou de forma errada a vitória a La La Land quando o verdadeiro vencedor foi Moonlight, o evento organizada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas teve lugar mais uma vez no Dolby Theatre, em Los Angeles, e a apresentação ficou ao cargo de Jimmy Kimmel, apresentador do famoso talk-show noturno Jimmy Kimmel Live no canal ABC, no ar desde 2003.
Após o grandioso espetáculo de abertura ao som de Can’t Stop The Feeling de Justin Timberlake, um dos nomeados à categoria de Melhor Canção Original, seguiu-se o esperado discurso de abertura do anfitrião que, como seria de esperar, acabou por se focar em alguma críticas a Donald Trump, além de ter trazido algum do seu humor para vários assuntos como a diversidade racial e ainda de ter falado sobre Meryl Streep, o que lhe valeu o primeiro grande aplauso da noite. Jimmy também foi protagonista de um dos momentos mais divertidos da noite ao levar à cerimónia dos Oscars um grupo de turistas, sem que estes soubessem para onde estavam a ser levados, gerando uma reação bastante hilariante entre todos os presentes.
Jimmy Kimmel: “I want to say thank you to President Trump … last year it seemed like the #Oscars were racist.” pic.twitter.com/YeLsScJZv0
— Hollywood Reporter (@THR) 27 de fevereiro de 2017
Claro que toda a cerimónia foi igualmente marcada por muitos discursos políticos, uma vez que grande parte dos vencedores aproveitou o momento em palco para realçar as adversidades que a sociedade americana enfrenta neste momento, devido às ações do seu atual presidente, assim como Sting (Jim), John Legend (La La Land) e Lin-Manuel Miranda (Moana) também brindaram os presentes e os milhões de espectadores com atuações brilhantes.
La La Land liderava a corrida aos Oscars com 14 nomeações, algo que apenas os filmes Titanic e Eva tinham conseguido, e conquistou um total de seis estatuetas, entre as quais as principais a que estava nomeada: Melhor Atriz e Melhor Realizador, entre outros, sendo assim o grande vencedor da noite. Contudo, o prémio mais apetecido foi falhado, após um enorme embaraço em palco com uma troca de envelopes que ditou de forma errada La La Land como vencedor de Melhor Filme. Reposta a verdade afinal era Moonlight o vencedor da tão desejada categoria.
Confira em baixo a lista completa dos vencedores:
Melhor Filme:
- Moonlight
Melhor Filme de Animação:
- Zootopia
Melhor Diretor:
- Damien Chazelle
Melhor Ator Principal:
- Casey Affleck
Melhor Atriz Principal:
- Emma Stone
Melhor Ator Secundário:
- Mahershala Ali
Melhor Atriz Secundária:
- Viola Davis
Melhor Filme Estrangeiro:
- The Salesman (Irão)
Melhor Fotografia:
- La La Land
Melhor Documentário:
- O.J.: Made in America
Melhor Montagem:
- Hacksaw Ridge
Melhor Canção Original:
- City Of Stars (La La Land)
Melhor Caracterização:
- Suicide Squad
Melhores Efeitos Sonoros:
- Arrival
Melhor Maquilhagem e Guarda-Roupa:
- Fantastic Beasts
Melhor Mistura de Som:
- Hacksaw Ridge
Melhor Documentário Curto:
- The White Helmets
Melhor Curta-Metragem:
- Sing
Melhor Curta-Metragem de Animação:
- Piper
Melhor Direção Artística:
- La La Land
Melhores Efeitos Visuais:
- The Jungle Book
Melhor Banda Sonora:
- La La Land
Melhor Guião Adaptado:
- Moonlight
Melhor Guião Original:
- Manchester by the Sea