Conheça os destaques do «IndieJúnior Allianz 2020»

Contando já com um forte reconhecimento a nível nacional, a quarta edição do festival IndieJúnior Allianz 2020 arranca na próxima semana.

Mais filmes, mais parcerias, mais jovens programadores, um eléctrico feito sala de cinema e muitos destinos, do Canadá ao espaço sideral. Estes são apenas alguns dos destaques e novidades do IndieJúnior Allianz – Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil do Porto, que está de regresso para a sua quarta e preenchida edição. De 28 de janeiro a 02 de fevereiro, será proposto ao público um mundo cheio de ideias e sonhos projetados no grande ecrã. Viagem é o tema desta quarta edição, que decorre, como habitualmente, no Teatro Municipal do Porto – Rivoli, Biblioteca Municipal Almeida Garrett, Casa das Artes (em colaboração com o Cineclube do Porto) e Reitoria da Universidade do Porto (Casa Comum). O primeiro destino leva os fãs ao outro lado do Atlântico, enquanto que na sessão Próxima Paragem: Canadá haverá a oportunidade única de ver e rever a obra de Norman McLaren, um dos mais singulares realizadores do século XX. Nas suas curtas metragens, o cineasta recupera e recria a magia da sétima arte. Uma parceria com a Ciné Tapis Rouge.


Leia também: Fevereiro marca o regresso do Festival «PLAY»

Seguimos depois para uma volta ao mundo. Esta edição do IndieJúnior Allianz é a mais concorrida de sempre. A competição integra quase 50 filmes, entre longas e curtas metragens, ficções, documentários e animações, numa mostra do que melhor se faz atualmente. Alguns destes filmes foram escolhidos por crianças e jovens dos 6 aos 18 anos, de quatro escolas do Porto, no âmbito da iniciativa Eu Programo um Festival de Cinema, organizada em parceria com o Programa Paralelo do Rivoli. As escolas participantes desta edição foram: o Colégio Nossa Senhora de Lourdes e a Escola Carolina Michaelis, do Porto e a EB 2/3 de Vila d’Este e a Escola Secundária de Almeida Garrett de Vila Nova de Gaia. Este ano também alargámos as nossas parcerias, envolvendo ainda mais jovens, com projectos conjuntos com o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Escola Artística Soares dos Reis, Escola Profissional do Centro Juvenil de Campanhã, Osmope e Escola Secundária de Arouca.

Outras viagens numa das secções mais acarinhadas pelo público. Regina Pessoa, Marta Bateira, aka Beatriz Gosta, e António Preto revelam-nos as imagens que marcaram as suas infâncias. Para as sessões de O Meu Primeiro Filme escolheram, respectivamente, A Quimera do Ouro, O Clube dos Poetas
Mortos e E.T. – O Extraterreste. Os bebés também poderão gravar na memória os seus primeiros fotogramas no nosso Cinema de Colo. A fechar o festival, na Cerimónia de Encerramento, uma louca viagem de barco, navegada por Buster Keaton. O filme do realizador americano, um clássico de todos os tempos, será acompanhado por um cine-concerto, orientado pela Associação Porta-Jazz. Uma banda sonora original interpretada por alunos da cidade.

Poderá consultar a programação completa do festival em wwww.indiejunior.com

André Kanas

http://www.facebook.com/andrekanas

Diretor, Redator e Gestor de conteúdos das redes sociais do QC | Responsável pelas coberturas musicais e televisivas do QC | Integrou o QC em 2013, dado o seu gosto pelo mundo televisivo e não só, sendo que já navega e escreve no universo de blogues e sites de entretenimento desde 2007.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *