Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017
Quinto Canal

Só Séries: «Stranger Things» voltou ainda mais estranha

Will, Mike, Dustin e Lucas estão de volta para mais uma temporada repleta de novos desafios e novas personagens. E se acharam que a primeira temporada dificilmente seria ultrapassada, enganam-se. Stranger Things voltou com ainda mais estranha e deixou ainda mais perguntas no ar.

O final da temporada anterior de Stranger Things deixou-nos com muitas perguntas. A série que já se tornou um culto tem prestado ao longo da sua duração homenagem a outras produções que por si só são consideradas culto. Esta nova temporada não é exceção e podemos encontrar vários easter eggs ao longo dos episódios, com imensas referências à cultura dos anos 80. Entre as quais, estão referências a Dragon’s Lair, Mad Max, The Terminator, E.T., Ghostbusters, Halloween, Freddy KruegerPoltergeist e Friday The 13th.

Stranger Things

ESTE ARTIGO PODE CONTER SPOILERS

Situada praticamente um ano depois dos acontecimentos da temporada anterior, Will continua a ser vigiado para se perceber os sonhos que continua a ter sobre o Upside Down. Mike está revoltado com o desaparecimento de Eleven especialmente porque sente que esta não morreu. Dustin e Lucas continuam com as aventuras próprias da idade e criam uma pequena rivalidade com a chegada de uma nova personagem: Maxine (Max) (Sadie Sink). A chegada de Max a Hawkins é um mistério mas os dois rapazes rapidamente se apaixonam por ela e lutam entre si pela atenção dela.

Joyce tem um novo interesse romântico, chamado Bob (Sean Astin) e a dinâmica do casal é um dos grandes focos da temporada. Aliás, notou-se alguma preocupação dos produtores em abordarem mais as personagens secundárias, uma vez que foram fortemente criticados por Stranger Things só dar importância a Eleven. No seguimento desta preocupação, houve também espaço para que Jonathan e Nancy pudessem ter o seu próprio destaque. Mas a personagem que melhor evoluiu ao longo dos episódios foi mesmo Steve, que lutou novamente contra criaturas estranhas para proteger os mais novos.

Apesar desta nova temporada de Stranger Things procurar dar destaque às outras personagens, a verdade é que Eleven adquiriu um estatuto que dificilmente lhe será retirado. Após a brilhante cena inicial da temporada pensamos que vamos a ficar a saber mais sobre a história do Laboratório Nacional e das várias coisas que esconde. Tal acaba por não acontecer concretamente…

Leia também: Só Séries: O poder e humor feminino em «Glow»

Já é certo e sabido – porque o trailer assim o denunciou – que Eleven está viva no mundo normal. E além do seu novo visual e vocabulário desenvolvido, a mesma parte numa aventura para descobrir a mãe. Esta decisão acaba por levar a uma série de outras que não serão tão boas e que trazem nova dinâmica a Stranger Things. Contudo, ficou a sensação de que está a faltar algo – e não me vou alongar correndo o risco de dizer mais do que devia.

O protagonista principal da série acaba por ser novamente o Upside Down e todos os seus mistérios. Uma nova figura monstruosa assombra Will e todos os habitantes de Hawkins. E se no laboratório os cientistas pensam que o problema está contido, a verdade é que tal como um vírus, este mundo aprendeu como sobreviver e está mais perigoso. E se pensam que vamos obter mais respostas, pensem outra vez. A segunda temporada cria ainda mais perguntas uma vez que apresenta novos mistérios.

Stranger Things é uma série excelente com uma premissa interessante que é acompanhada por uma direção de fotografia genial, por uma realização brilhante e por uma edição excecional. A par disto tudo, a banda sonora complementa todas as outras qualidades que a série tem. Não há nada a ser exibido neste momento que se aproxime da qualidade desta série e além de prestar homenagem a tantas outras produções acaba ela por ser fruto de um merecido culto.

PARTILHAR

SOBRE O AUTOR

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, desde cedo adquiri um enorme interesse por séries. Tento ver um pouco de tudo e apresentar aqui no Quinto Canal o que se passa no panorama televisivo.