Quinta Melodia Rubricas

Quinta Melodia – Especial: 30 anos da morte de António Variações

Se hoje esperava novidades musicais na Quinta Melodia, terá de esperar pela próxima edição. Hoje, e com todo o orgulho e respeito, este artigo é dedicado a António Variações, e ao seu grande legado musical.

Faz hoje, 13 de junho, 30 anos desde que o artista nos abandonou, vítima de doença prolongada, com apenas 39 anos. O seu estilo bastante próprio e irreverente fizeram com que, mesmo tendo tido uma curta carreira, que ninguém se esquecesse de si e das suas músicas, que ainda hoje são ouvida e permanecem na nossa memória.

Pode parecer um pouco injusto, e até mesmo ingrato, escrever este artigo. Não sendo músico, nem compositor, e ainda mais pelo facto de já ter nascido após a sua morte, a verdade é que muita gente possa pensar que não possuo nenhum conhecimento para falar sobre este assunto. Mas também é verdade que não foi preciso conhecer este grande artista para ver e reconhecer o talento deixado, e a prova disso é que mesmo passados 30 anos, António Variações continua a ser recordado das mais variadas formas, mostrando que ainda continua vivo e bem presente na memória da grande maioria dos portugueses, e não só!

António-Variações

Durante estes 30 anos foram feitas várias versões das suas músicas, foram editados outros tantos álbuns com o seu reportório, fizeram-se variadas homenagens, todas elas merecidas. Desde os Delfins, em 1987, passando por um álbum tributo em 1994, pelo famoso projeto Humanos, em 2004, ou mais recentemente o concerto de homenagem no Rock in Rio Lisboa 2014, cada um à sua maneira quis mostrar o seu amor e admiração pelo cantor.

Canção de Engate, Dar e Receber, Estou Além e O Corpo É Que Paga são apenas alguns dos exemplos das famosas músicas que ficaram, e que ainda hoje toda a gente sabe de cor, até mesmo quem já só teve conhecimento do seu legado após a sua morte.

Porque por mais que o tempo passe, estará presente na memória.

Para sempre, António Variações!

DEIXE O SEU GOSTO E PARTILHE:

Artigos Relacionados