Rubricas

+Saúde: Que protetores solares usar e qual o melhor para mim?

+ Saúde

Numa altura em que chegamos à época balnear, muitos começam a procurar o melhor protetor solar para ficarem com aquela corzinha de Verão. Mas qual o mais adequado para nós?

É no verão que muitos usufruem da praia, alguns desde manhã até ao entardecer, mas por vezes não o fazem de forma segura. A melhor maneira de o fazer é protegidos contra o sol.

Com o intuito de ficar com “um daqueles bronzes”, muitos cometem alguns dos maiores erros possíveis para tal. Posso-vos dizer que já tive amigos que aplicavam óleo de girassol (aquele que usam para fritar batatas) na pele com o objectivo de bronzearem mais depressa. Não é, de todo, a forma mais indicada!

Por isso, venho aqui então explicar a importância de usar um bom protetor com um bom factor de proteção solar (FPS).

Existem vários tipos de cremes de variadíssimas marcas, todos com o seu “quê” de especial. Vamos então ao que é mais importante ter em conta quando se procura um protetor solar.


Leia também:  After Hours: Conheça a programação da «Findagrim 2018»

Qual o seu tipo de pele?

Tem uma pele sensível, tem uma pele muito clara e que facilmente fica vermelha com um top ou com uma camisola de mangas curtas? Se é uma destas pessoas, o mais recomendado para si será um creme com um alto FPS como o 40 ou 50+, ou até o de proteção para crianças. Será mais dificil obter aquela corzinha de verão mas combaterá o envelhecimento precoce da pele e o tão abominado cancro de pele.

Para aquelas pessoas que tem uma pele mais morena, menos sensível a exposição solar, um fator como o 15 ou 20 será o suficiente para ficarem com um bronzeado bonito, saudável e ao mesmo tempo combaterem os raios ultraviolta (UV).

Para os felizardos que já são naturalmente bronzeados, recomendo o uso de um creme de pelo menos FPS 10 só pelo facto de que estarão a proteger a pele dos raios UV e do seu efeito nocivo.

Quanto a marcas existem inúmeras no mercado sendo que a Piz Buin, Nivea e Avéne são algumas das mais conceituadas mas todas têm de passar por rigorosos testes antes de serem distribuídas comercialmente por isso, pense apenas no FPS e no seu bolso.

Boas férias e boa praia para todos. Sejam responsáveis com o sol.

Ágata Pedrosa

Artigos Relacionados

Siga o Quinto Canal nas redes sociais: