Se há história que se transmite de geração em geração, de país em país, a corajosa demanda do Rei Artur é uma delas. Qual de nós nunca se fascinou pela espada presa numa pedra ou pela lenda que rodeia Camelot e a figura carismática de Merlin?

Esta é uma história que rende muito ainda nos dias de hoje. Desde desenhos animados (recordo-me vagamente de ver na televisão o pequeno Artur e o velho e barbudo Merlin) a filmes e mesmo séries, muitos são os que tentam contribuir com a sua visão da história. Falarei então de Camelot e Merlin.

Criada em 2011 pela Starz Entertainment, GK Films e KA Television Productions, Camelot conta a história de como o jovem Arthur sobe ao trono do reino, após a súbita morte do Rei Uther, tendo como principal adversária a sua meia-irmã Morgan. A premissa mantém-se similar às outras versões cujas adaptações vamos verificando no decorrer da série. Há no entanto algo que coloca esta série no topo: os seus atores. Joseph Fiennes dá vida a Merlin, um feiticeiro atormentado e com aspeto de um homem adulto escondendo na realidade a sua idade. Como opositora temos Eva Green no papel de Morgan (o nome original é Morgana) que é absolutamente brilhante. Concentra em si um aspeto tão negro e tão carismático, visto mais tarde novamente no filme Dark Shadows. Para completar o círculo de personagens principais temos Jamie Campbell Bower como Arthur, Tamsin Egerton como Guinevere e Philip Winchester como Leontes (referência mais que óbvia a Lancelot).

 Por seu lado, Merlin que estreou em 2008 no canal BBC UK, conta a história mais do ponto de vista do feiticeiro, aqui ainda jovem e servo no castelo do Rei Uther. O leque de atores é pouco conhecido mas são eles quem têm aguentado a longa demanda da série. Merlin, um jovem criado, desastrado e muito aluado, é representado por Colin Morgan, aprendiz do médico Gaius (Richard Wilson). Ao seu cuidado tem o jovem Arthur (Bradley James), um pouco arrogante mas corajoso e destemido. Este é apaixonado, ainda que relutantemente, por Gwen – adaptação do nome Guinevere- (Angel Coulby), uma serva que por razoes de classe vê o seu romance com Arthur sofrer represálias. No papel de Morgana temos Katie McGrath, que é a seguir a Merlin, a personagem mais bem concebida e representada da série. A atriz faz uma performance genial e até mesmo assustadora.

Estas séries em tudo têm para ser iguais mas são completamente distintas uma da outra. Camelot é uma adaptação com um cariz mais real pois contempla cenas de sexo, muitas situações de violência bruta e existe muito pouca fantasia. Por outro lado, Merlin tem um lado muito cómico, em Merlin e Arthur que se colocam nas situações mais improváveis, criando uma espécie de bromance, e fantasioso, aparecendo sempre um leque de criaturas imaginárias que vão dando azo a mais histórias e, por conseguinte, mais episódios.

Contudo, Camelot teve apenas uma temporada, sendo que a incompatibilidade de horários dos atores foi o principal motivo do seu cancelamento precoce. Não obstante, Merlin está prestes a estrear a sua quinta temporada.

DEIXE O SEU GOSTO E PARTILHE:

Artigos Relacionados