Música

Os números da vitória de Salvador Sobral na Eurovisão

Das audiências aos votos, passando pelas tabelas musicais, fique a par dos principais números associados à vitória de Salvador Sobral na Eurovisão.

Pela primeira vez na sua história, Portugal foi o vencedor do Eurovision Song Contest. Superando a sexta posição alcançada por Lúcia Moniz em 1996, a atuação de Salvador Sobral encantou toda a Europa no passado sábado, que ficou rendida à melodia de Amar Pelos Dois, fazendo história no nosso país após um ano de interregno, mostrando certeira a aposta da RTP nesta edição.

          Leia também: HISTÓRICO: Portugal vence o «Eurovision Song Contest 2017»

Com esta vitória foram vários os feitos alcançado pela música de Salvador Sobral. No que toca aos pontos atribuídos, Portugal conquistar a maior vitória de sempre de um país no festival com 758 pontos, além de na sua semi-final também ter sido o mais votado com 370 pontos. Como seria de esperar Amar Pelos Dois fez furor nas plataformas digitais atingindo rapidamente o Nº1 no iTunes em quinze países.

Do iTunes para o Youtube, o vídeo da atuação da grande final somou em 24 horas mais de três milhões de visualizações, e passando pelas audiências os números registados foram igualmente impressionantes com o Festival da Eurovisão a ser o programa mais visto do dia com 14,5% de rating e 32,5% de share, explodindo mesmo durante a revelação do vencedor com a RTP1 a registar uns impressionantes 24,5% de audiência média e 57,5% de quota de mercado, equivalente a cerca de dois milhões e meio de telespetadores.

[youtube id=”Qotooj7ODCM” width=”620″ height=”360″]

Artigos Relacionados

Siga o Quinto Canal nas redes sociais: