Música

Está quase a chegar o álbum de estreia de João Couto

[youtube id=”pfGK9NgscIQ” width=”620″ height=”360″]

O mundo da música nacional está cada vez mais recheado de grandes talentos nacionais, e um deles promete dar que falar este ano. Trata-se de João Couto, e o seu álbum de estreia está quase a chegar.

Apesar de as redes sociais cada vez mais serem o método de divulgação mais utilizado pelos artistas, os conhecidos talent-shows da televisão continuam a ser igualmente uma porta aberta para que o público fique a conhecer alguns talentos nacionais e não só. E João Couto é a prova disso, tendo sido em 2015 o grande vencedor da sexta edição do Ídolos, na SIC. Ao ser na época convidado para uma audição à custa de um vídeo amador que gravou na varanda de casa com um ukulele, o cantor nunca pensou ter chegado onde chegou no programa, tendo sido esse o ponto de partida para apostar a sério na sua carreira de músico, que conta agora com o seu primeiro disco de originais.


Leia também: Cláudia Pascoal é a representante de Portugal no «Eurovision Song Contest 2018»

Mas quem pensa que tudo começou “apenas” com a sua participação no programa, desengane-se. Tudo começou quando ouviu pela primeira vez o Best Of de Rui Veloso, o disco responsável pelo ponto de partida para o seu amor à música. Foi incentivado pelos pais a estudar música, e conforme foi crescendo, foi acumulando escrita de letras e demos que ia pontualmente divulgando na internet. Após ganhar bagagem musical ao ter-se rendidos aos clássicos de A Night at The Opera dos Queen ou o Abbey Road dos Beatles, mas não só, João afirma que foi nos anos de licenciatura que sentiu um chamamento diferente na música, de escrever canções, e acima de tudo ter liberdade para experimentar vários instrumentos, comandar uma banda, fazer arranjos.

Pelo meio houve a já conhecida vitória no Ídolos, e a partir daí o cantor sabia que só havia um caminho para si, que seria aquele que tinha começado a percorrer com a guitarra quebrada e o teclado de casa nos tempos de adolescência. Dedicou-se novamente aos estudos e à escrita e coleção de canções, tocou muito e de várias maneiras, convidou amigos, deu voltas e reviravoltas e por fim surgiu o seu Carta Aberta, o disco de estreia que será lançado em breve, e que conta com Canção Só como single de estreia e apresentação.

Artigos Relacionados

Siga o Quinto Canal nas redes sociais: