Sábado, 25 de Novembro de 2017
Quinto Canal

Especial «7 Maravilhas de Portugal: Aldeias» – Aldeias Rurais

Em contagem decrescente para a grande final, o Quinto Canal recorda as finalistas de cada categoria. Começamos esta viagem pelas Aldeias Rurais.

.

Será no próximo dia 03 de setembro que numa emissão especial com transmissão na RTP1 serão reveladas as 7 Maravilhas de Portugal dedicadas às Aldeias. Com um total de 14 finalistas divididas por 7 categorias, damos a conhecer neste artigo especial as candidatas na categoria de ALDEIAS RURAIS.


Leia também: Conheça as 14 finalistas oficiais das «7 Maravilhas de Portugal: Aldeias»

PADERNE

Paderne é uma pequena aldeia do concelho de Albufeira, fortemente rural e cujo traçado é marcado pelo Castelo de Paderne, tendo outros pontos de interesse paisagístico, dos quais se destacam as ribeiras de Algibre e de Quarteira. A aldeia é caracterizada pela abundância de água, que favorece as atividades agrícola e pastoril, organizando-se em torno de uma economia de subsistência. É, ainda, habitat de espécies únicas, estando integrada na área de proteção da Rede Natura 2000.

A paisagem urbana é marcada pela Igreja Matriz, monumento classificado, com uma malha urbana que ainda é herança da Baixa Idade Média. A abundância de água e a excelente aptidão agrícola da terra tornou a agricultura e o pastoreio importantes atividades de subsistência, sobretudo até à segunda metade do século XX.

.
SISTELO

Sistelo é uma pequena aldeia pertencente ao concelho de Arcos de Valdevez. Por aqui passou o exército de Afonso VII de Leão e Castela, para confrontar D. Afonso Henriques, num episódio decisivo na fundação do Reino de Portugal (séc. XII). No séc. XIII, as Cartas de Foro dão Sistelo como póvoa. Conhecida como “o pequeno Tibete português”, tem nos socalcos uma marca identitária única em todo o país.

Os socalcos, moldados durante centenas de anos para produção de cereais e para pastar raças de vacas autóctones, conduzem as águas por um sistema específico de regadio, uma forma inteligente e eco sustentada de obter proveito agrícola e pecuário. Tem um núcleo de espigueiros e a misteriosa Casa do Castelo de Sistelo, edificada em meados do séc.XIX.


Fonte: 7 Maravilhas

PARTILHAR

SOBRE O AUTOR

No mundo da blogosfera desde 2007, sempre fui um admirador do mundo da televisão e não só, integrando a equipa do Quinto Canal 2013, assumindo o cargo de administrador desde 2014. Sou igualmente um apaixonado por música tendo já realizado as mais variadas coberturas musicais.