Eurosport e MAX transmite a Liga dos Campeões de Ciclismo de Pista
Especial «7 Maravilhas de Portugal: Aldeias» – Aldeias Ribeirinhas
Em contagem decrescente para a grande final, o Quinto Canal recorda as finalistas de cada categoria. Hoje é a vez das Aldeias Ribeirinhas.
.
Será no próximo dia 03 de setembro que numa emissão especial com transmissão na RTP1 serão reveladas as 7 Maravilhas de Portugal dedicadas às Aldeias. Com um total de 14 finalistas divididas por 7 categorias, damos a conhecer neste artigo especial as candidatas na categoria de ALDEIAS RIBEIRINHAS.
Leia também: Conheça as 14 finalistas oficiais das «7 Maravilhas de Portugal: Aldeias»
DORNES
Dornes situa-se numa península rodeada pelo Rio Zêzere e pelo lago de Castelo de Bode. Foi Comenda da Ordem de Cristo, D. Manuel I deu-lhe foral em 1513 e foi sede de concelho até 1836. Do seu património, destacam-se a Igreja de Nossa Senhora do Pranto que, de acordo com a tradição, foi fundada pela rainha Santa Isabel em 1285, e a Torre de Dornes, a misteriosa e primeira torre Pentagonal Templária em Portugal.
A Torre de Dornes é ainda um ex-libris da região, construída pela Ordem dos Templários no início do século XIII. Destaque ainda para o barco de madeira Abrangel, um barco de 3 tábuas, típico desta zona do rio Zêzere, que tem em Dornes o único estaleiro e mestre que ainda os constrói.
SANTA CLARA-A-VELHA
A aldeia de Santa Clara-A-Velha, pertencente ao concelho de Odemira, cresceu junto às terras férteis do vale do rio Mira, sendo uma aldeia branca e florida, em redor da igreja de Santa Clara de Assis (séc. XVI). A ponte D. Maria, construída no séc. XVIII é conhecida pelos locais como ponte romana por estar perto de uma via romana que ligaria Beja ao Algarve e cujos vestígios perduram ainda.
A fonte do Azinhal – de 1892 e restaurada em 1995 – e a estação de caminho de ferro de Sabóia concorrem também para a singularidade da aldeia. A barragem foi herança do Estado Novo e cobre uma área de 1986 hectares – é uma das maiores da Europa. A água do Rio Mira percorre 84,9km de canais, 50,4km de distribuidores e 309,6 km de regadeiras. Santa Clara-a-Velha tem na igreja de Santa Clara de Assis o seu elemento patrimonial mais característico.