Domingo, 24 de Setembro de 2017
Quinto Canal

Especial «7 Maravilhas de Portugal: Aldeias» – Aldeias Monumento

Em contagem decrescente para a grande final, o Quinto Canal recorda as finalistas de cada categoria. Hoje é a vez das Aldeias Monumento.

.

Será no próximo dia 03 de setembro que numa emissão especial com transmissão na RTP1 serão reveladas as 7 Maravilhas de Portugal dedicadas às Aldeias. Com um total de 14 finalistas divididas por 7 categorias, damos a conhecer neste artigo especial as candidatas na categoria de ALDEIAS MONUMENTO.


Leia também: Abertas as votações para a grande final das «7 Maravilhas de Portugal: Aldeias»

MONSANTO

Pertencente a Idanha-A-Nova, Monsanto foi conquistada por D. Afonso Henriques aos Mouros e doada aos Templários em 1165. O primeiro rei de Portugal concedeu-lhe também carta de foral em 1174, confirmado por D. Sancho I (1190) e D. Afonso II (1217). A Capela de S. Pedro de Vir-à-Corça ou Ver-a-Corça faz parte do património arquitectónico da região, datada do séc. XIII.

É famosa a lenda do cerco ao Castelo de Monsanto, em que enganram o inimigo alimentando uma vitela com o pouco cereal que tinham. Julgando que os monsantinos estavam cheios de mantimentos, consideraram-nos invencíveis. Em 1938, num concurso promovido pelo Estado Novo, Monsanto conquistou o título de “Aldeia mais Portuguesa de Portugal”.

MONSARAZ

Em 1167, foi conquistada aos mouros por Geraldo Sem Pavor, mas por pouco tempo. Após reconquista definitiva, em 1232, D. Sancho II doou a região à Ordem do Templo, para defesa e repovoamento. Em 1276, D. Afonso III concede a Monsaraz o estatuto de sede do concelho, atribuído posteriormente a Reguengos de Monsaraz a partir de 1851.

Do património realça-se as fortificações, a Igreja Matriz, construída no séc. XVI para substituir a igreja primitiva, destruída por causa da peste, o Castelo de Monsaraz, a Casa da Inquisição (umas das únicas no país) e o Pelourinho. A sua envolvente deixa recuar o nosso imaginário por muitos séculos, nos mais de 150 monumentos megalíticos com estórias com mais de 5000 anos.


Fonte: 7 Maravilhas

PARTILHAR

SOBRE O AUTOR

No mundo da blogosfera desde 2007, sempre fui um admirador do mundo da televisão e não só, integrando a equipa do Quinto Canal 2013, assumindo o cargo de administrador desde 2014. Sou igualmente um apaixonado por música tendo já realizado as mais variadas coberturas musicais.