Sábado, 23 de Setembro de 2017
Quinto Canal

Especial «7 Maravilhas de Portugal: Aldeias» – Aldeias de Mar

Em contagem decrescente para a grande final, o Quinto Canal recorda as finalistas de cada categoria. Hoje é a vez das Aldeias de Mar.

.

Será no próximo dia 03 de setembro que numa emissão especial com transmissão na RTP1 serão reveladas as 7 Maravilhas de Portugal dedicadas às Aldeias. Com um total de 14 finalistas divididas por 7 categorias, damos a conhecer neste artigo especial as candidatas na categoria de ALDEIAS DE MAR.


Leia também: Abertas as votações para a grande final das «7 Maravilhas de Portugal: Aldeias»

AZENHAS DO MAR

Pertencente à vila de Sintra, Azenhas do Mar é uma aldeia considerada uma obra-prima da arquitetura popular, estendendo-se em socalcos pela arriba, como um presépio. O cenário pitoresco do casario enquadra uma pequena baía onde foi construída uma piscina oceânica. Foi local de férias do rei D. Carlos, da sua mulher D. Amélia e da mãe, D. Maria Pia.

Em 1927 foi construída a Escola Primária, que serviu de modelo aos edifícios das escolas primárias do Estado Novo, elaborada pelo arquiteto Raul Martins. Do edifício destaca-se o painel de azulejos, com momentos ilustrativos da História de Portugal. Faz parte da Região Demarcada de Colares, região vinícola demarcada desde 1908, caraterizada pelas vinhas em chão de areia.

FAJÃ DOS CUBRES

A  aldeia de Fajã dos Cubres, pertencente à Ilha de São Jorge nos Açores, constitui uma área plana que resultou de movimentos de massa de vertente, depositados na base de arribas abruptas. O “Cubre” deriva da planta com o mesmo nome, em grande abundância por ali. Outrora na Fajã existiu uma pequena povoação que foi completamente arrasada pelo terramoto de 9 de Julho de 1757, e que foi depois reconstruída e povoada, chegando mesmo a existir uma escola primária que encerrou devido à falta de alunos.

Do seu património destacam-se as casas e povoados tradicionais e a Ermida de Nossa Senhora de Lurdes, datada de 1908, cujas águas do poço são tidas como milagrosas e leva os peregrinos da ilha a lavarem-se nelas. É uma das principais atrações da Ilha de São Jorge por ter um sistema lagunar único, com a sua paisagem e fauna classificadas e protegidas, entre outras, como Zona Húmida de Importância Internacional.


Fonte: 7 Maravilhas

PARTILHAR

SOBRE O AUTOR

No mundo da blogosfera desde 2007, sempre fui um admirador do mundo da televisão e não só, integrando a equipa do Quinto Canal 2013, assumindo o cargo de administrador desde 2014. Sou igualmente um apaixonado por música tendo já realizado as mais variadas coberturas musicais.