BLITZ celebra 40 anos com emissões especiais na RFM e Antena 3

Esta quarta-feira, 06 de novembro, a BLITZ comemora o seu 40.º aniversário com uma série de emissões especiais que prometem revisitar a história da música portuguesa, os episódios mais divertidos de uma publicação musical (mas não só), os conteúdos que foram pioneiros, as operações de mudança de sexo que levou por diante e tudo o que fez para que hoje se mantenha a marca mais relevante de informação musical em Portugal, com mais de três milhões de visitas mensais no online.


A celebração começa na RFM, no programa Café da Manhã, com uma emissão especial que contará com a presença, em direto, do diretor da BLITZ, Miguel Cadete. Durante o programa, os ouvintes terão a oportunidade de participar num passatempo exclusivo que vai oferecer 40 bilhetes duplos para a festa de aniversário que terá lugar no dia 12 de dezembro, na MEO Arena, em Lisboa. Nessa ocasião atuarão, em concertos muito especiais, os Xutos & Pontapés, Capitão Fausto, MARO e Gisela João. Juntos celebrarão um percurso iniciado a 6 de novembro de 1984. Outras surpresas serão divulgadas brevemente.

A festa continua depois na Antena 3 com uma emissão especial, a decorrer entre as 20 e as 23 horas, conduzida por Isilda Sanches, Henrique Amaro, Nuno Calado e Luís Oliveira. Esta emissão será uma viagem inesquecível pela história da BLITZ, com reflexões sobre a música nacional e a crítica musical, além de proporcionar um olhar para o futuro e a partilha de memórias. Esta emissão contará com a participação de nomes ligados à história da BLITZ como: Manuel Falcão (jornalista fundador), Álvaro Rosendo (fotojornalista, fundador); Cândida Teresa (gráfica, fundadora); Miguel Cadete (atual diretor), Luís Guerra (atual editor), Jorge Manuel Lopes (ex-jornalista e coordenador); Lia Pereira (jornalista), Rita Carmo (fotojornalista) e Pedro Gonçalves (ex-diretor).

Estão ainda previstos depoimentos de: Adolfo Luxúria Canibal, dos Mão Morta, David Ferreira (ex-EMI-Valentim de Carvalho), Miguel Esteves Cardoso (escritor) ou António Freitas (especialista em heavy metal), todos eles colaboradores da BLITZ, em diversos papéis, num ou noutro momento.

Nas palavras de Miguel Cadete, diretor da BLITZ: “É um privilégio podermos estar aqui a celebrar quatro décadas de uma marca de informação que se tem a afirmado ao longo destes anos como essencial para a divulgação do que se passa em Portugal na música e não só. Em papel de jornal, revista, online, em programas de TV, rádio ou podcast – como o Posto Emissor, um dos que tem maior audiência no universo Expresso, a BLITZ tem mostrado uma resiliência formidável. A maior recompensa é provarmos todos os dias que temos os leitores e a indústria da música do nosso lado. Sem eles teria sido impossível chegar até aqui”.

Ainda no âmbito das comemorações dos 40 anos, a BLITZ regressa às bancas, a 29 de novembro, com uma revista especial para colecionar em que se celebram estas quatro décadas de música em Portugal. Grande destaque para a eleição dos 40 melhores discos portugueses destes 40 anos, resultado de uma votação que envolveu o maior júri alguma vez reunido para esta ocasião. Os 40 melhores discos serão conhecidos nesta edição, que conta com textos da atual redação da BLITZ mas também do seu fundador, Manuel Falcão.

A esse propósito, esta revista especial irá também incluir uma extensa entrevista como o artista que criou o álbum mais votado, além de textos assinados por antigos colaboradores da BLITZ, hoje espalhados por outras publicações. Ainda neste número, que terá um total de 132 páginas, há que contar com uma escolha das melhores fotografias publicadas ao longo destes 40 anos, bem como as capas mais relevantes desde a icónica do número 1, com Siouxsie and the Banshees, até aquelas que suscitaram mais interesse e controvérsia tanto no jornal como na revista. Uma publicação para colecionar e que passa por quatro gerações de músicos e leitores.


Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *