«Tudo O Que Não Sei» é o disco de estreia de Sofia Ramos
Depois de se apresentar a solo, como fadista, nas palavras de Fernando Pessoa em Não Sei Quantas Almas Tenho, o seu primeiro single, Sofia Ramos lança agora o seu álbum de estreia Tudo O Que Não Sei, uma edição do Museu do Fado.
O Fado vive na Sofia talvez desde sempre, mas é há 10 anos que dele pode viver ou nele se pode rever, que com ele pode desabafar e através dele passar aquilo que sente, nas palavras que este sinónimo de Destino nos habituou.
Tudo O Que Não Sei é uma compilação daquilo que foram estes primeiros 10 anos de Fado na vida da fadista. “A vida artística é uma aprendizagem constante, mais não seja porque a matéria-prima das obras de arte é a vida, que por sua vez é mutável.” afirma Sofia Ramos.
É um disco composto tanto por Fados que fazem parte do repertório da Fadista desde o início da sua carreira como por temas originais mais recentes. Nele podemos escutar 12 temas – 6 Fados Tradicionais, 3 Fados Musicados e 3 temas originais. Conta com composições e letras de Bernardo Couto, Carlos Leitão, Francisco Guimarães, João Espadinha, Marta Rosa, Rodrigo Costa Félix e Teresinha Landeiro.
Sofia Ramos é acompanhada de Bernardo Couto na Guitarra Portuguesa, na Viola de Fado por Pedro Saltão, no Contrabaixo por Francisco Brito e ainda por André Santos num tema de Carlos Ramos.
As músicas percorrem os mais variados temas, desde o significado do Fado, o questionamento do ser, o caos do trânsito, o fervilhar da atualidade, o amor. Em ‘Tudo o que não sei’, Sofia leva o ouvinte a viajar por vários estados de espírito, onde a inquietude que ecoa nos 12 temas, ilustra o nome do disco.
Este disco foi produzido por todos os músicos intervenientes e é uma Edição Museu do Fado. Foi gravado no Estúdio Pé de Vento e misturado e masterizado por Fernando Nunes. O Design ficou a cargo de Luís Carvalhal.
-
Leia também: ÏNIA estreia-se com «Inesquecível»