Ray Harryhausen

O pioneiro dos efeitos especiais, Ray Harryhausen, morreu esta terça-feira (7), em Londres, aos 92 anos. O anúncio oficial foi feito pela família do artista americano pela página oficial da Fundação The Ray and Diana Harryhausen.

Nunca chegou a ser uma estrela popular, no entanto, entre aqueles que faziam cinema, o técnico era considerado uma lenda. Por mais de 30 anos, Harryhausen trabalhou sozinho no cinema o uso de stop-motion, uma técnica que consiste em mover bonecos ou modelos fotograma a fotograma.

Os seus filmes inspiraram toda uma geração de cineastas. Tim Burton nunca escondeu que Marte Ataca! havia sido diretamente inspirado pelo seu trabalho e Peter Jackson (O Senhor dos Anéis) mostrava-se grande fã colecionando filmes de Harryhausen.

«Sem Ray Harryhausen, não haveria Star Wars», declarou George Lucas. «Ray foi uma inspiração para todos na indústria dos efeitos especiais. A arte dos seus filmes mais antigos inspirou-nos bastante.»

Apesar de todo o trabalho, só em 1990 foi verdadeiramente reconhecido como o pioneiro e mestre que foi, com retrospectivas do seu trabalho e um Óscar honorário pelo seu desenvolvimento na criação de efeitos especiais.

Quinto Canal

https://quinto-canal.com

Lançado em abril de 2012, o Quinto Canal é um projeto online que está SEMPRE CONSIGO, nas áreas da Televisão, Cinema, Séries e Música, sem esquecer as melhores coberturas, entrevistas e rubricas exclusivas. | Site registado oficialmente na ERC - Entidade Reguladora para a Comunicação Social

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *