Uncategorized

Já é conhecida a bola oficial do Mundial 2014

adidas brazuca

Foi oficialmente apresentada nesta terça-feira no Rio de Janeiro a bola oficial do Mundial 2014, que terá lugar no Brasil. A sucessora de Jabulani – a bola oficial do Mundial 2010 na África do Sul – é conhecida como Brazuca e será utilizada pela oficialmente pela primeira vez em Portugal no dia 13 de dezembro.

Tendo como inspiração as pulseiras da sorte do Senhor do Bonfim da Bahia, o nome da bola foi escolhida por uma votação pública com cerca de 78% dos votos, vencendo assim a concorrência imediata entre Bossa Nova e Carnavalesca. A bola tem um fundo branco e várias faixas de cor azul claro, verde e laranja, que juntam em triângulos que ilustram o céu estrelado, e o logótipo do evento está em amarelo.

A criação bola foi um processo longo, pois a Adidas pretendeu criar um modelo que ultrapassasse a sua antecessora, que tantas críticas gerou. A tecnologia da Brazuca inspira-se nas técnicas utilizadas na Tando 12 (bola oficial do Euro 2012) e na Cafusa (bola oficial da Copa das Confederações e da Liga dos Campeões). Os responsáveis da Adidas informaram que apesar de a bola ter menos 3 gramas não serão identificados os problemas de desvio da sua antecessora, pois a estrutura desta nova bola possibilitará uma maior aderência, contato, estabilidade e aerodinâmica em campo.

Em Portugal, a bola oficial do Mundial irá ser adotada na I Liga já este mês, no dia 13 de dezembro, no jogo entre Académica e Marítimo.

Artigos Relacionados