SIC Notícias recebe especialista em alterações climáticas

Canal informativo da estação de Carnaxide dedica o seu espaço à emergência climática e incêndios florestais.


Duarte Costa esteve presente no Jornal da Meia-Noite e Jornal das 12, quinta-feira e domingo respetivamente, aludindo para a necessidade de tomar decisões com o intuito de proteger a população. O investigador afirmou que “se conseguirmos reduzir as emissões de CO2, conseguimos travar eventos como os que estamos a viver”.

Em discussão estiveram as temperaturas elevadas que têm se sobressaído nos últimos dias em Portugal, especialmente em lugares do interior como a Lousã ou Pinhão.

A seca foi associada à vaga de incêndios florestais, chegando inclusivamente a lugares do litoral do país, como a Quinta do Lago. Estes têm atingido as casas das pessoas onde não há florestas. Segundo o investigador deve-se repensar a forma como reordenamos o nosso território, planear as florestas mas também os espaços urbanos.

Para essa finalidade, Duarte Costa lembra da existência de fundos europeus e o Plano de Recuperação e Resiliência que contempla um valor para aplicar na transição energética e no combate às alterações climáticas. “As metas são ambiciosas do ponto de vista económico e político, mas estas metas não são ainda alinhadas com o que é necessário do ponto de vista climático. Nós devíamos alcançar a neutralidade carbónica em 2040 e não em 2050 e devíamos alcançar 80% de redução das emissões em 2030 e não 55% como está previsto”, sublinha.

Rúben Gomes

https://www.facebook.com/ruben.gomes.7771/

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *