«Mesaluísa»: Programa da SIC dá lugar a livro de receitas

Depois do sucesso na televisão, contando com duas temporadas, o programa de Luísa Vilar na SIC Mulher deu lugar a um livro de receitas.


Depois do sucesso na SIC Mulher, Mesaluísa ganha agora a sua versão em livro. Luísa Villar inspirou-se em dezenas de histórias de mulheres incríveis que viveram durante a primeira metade do século XX e adaptou receitas de outros tempos aos dias de hoje. O resultado é um livro para saborear devagar com 60 receitas, de 20 mulheres únicas, organizadas em 20 menus.

Luísa Villar sempre gostou de livros de receitas, especialmente antigos, que transpiram estórias. Estes, ao contrário dos livros de receitas de hoje, não possuem fotografias nem explicações passo-a-passo, até porque os livros ditos de culinária eram dirigidos a mulheres de classe média/alta que tinham sempre cozinheira, não fazendo sentido explicar a uma cozinheira quanto tempo demorava o arroz a cozer, ou como se fazia molho béchamel.

Foi através desses livros que a autora entrou em casa dessas mulheres, imaginou as suas vidas e a sua forma de viver, e decidiu fazer algo diferente, ou seja, contextualizar as receitas. Começou por organizar o livro por ementas, em vez da forma mais comum − por pratos −, e depois pensar o porquê de cada menu, o porquê de cada refeição e quem estava por trás dela. A intenção foi que, com aquela ementa e aquela mulher, viajássemos no tempo e conseguíssemos imaginar-nos sentados naquela mesa e naquele dia.


André Kanas

http://www.facebook.com/andrekanas

Diretor e Gestor de conteúdos e redes sociais do QC | Responsável pelas coberturas musicais e televisivas do QC | Integrou o QC em 2013, estando integrado no mundos dos blogues e sites de entretenimento desde 2007.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *