«Lúcia: Guardiã do Segredo» da OPTO SIC ganha prémio internacional
Já são conhecidos os vencedores dos New York Festivals – TV & Film Awards e a OPTO, a plataforma de streaming da SIC, saiu vencedora.
A série Lúcia: Guardiã do Segredo venceu o prémio Bronze, na categoria de Streaming Drama.
Este evento reúne as melhores produções mundiais da indústria da televisão e do cinema. Todas as inscrições na competição de 2024 foram julgadas online e exibidas pelo Grande Júri do TV & Film Awards da NYF de mais de 200 produtores, diretores, escritores e outros profissionais de media criativa de todo o mundo. As inscrições premiadas dentro da lista de finalistas em 15 grupos de categorias de 37 países de todo o mundo, foram ontem anunciados.
Lúcia: Guardiã do Segredo, interpretada pelas atrizes Márcia Breia, Rita Rocha Silva e Laura Seiça, aos 82 anos, 18 anos e 10 anos respetivamente, interpola a ação entre o início do Século XX e a década de 80, permitindo recuperar todo o trajeto da menina por detrás da figura religiosa. Lúcia dos Santos tinha apenas dez anos quando viveu uma experiência mística que ficaria conhecida na história da religião mundial como Aparições de Fátima. Em 1917, Lúcia e os primos, Francisco e Jacinta, afirmaram ter visto Nossa Senhora enquanto pastoreavam os animais no campo. Lúcia terá sido a única a falar com a Virgem, tornando-se involuntariamente na Guardiã do Segredo.
A série foi produzida pela Coral, é uma ideia original de Manuel Arouca, com argumento de Raquel Palermo e Vera Sacramento e realização de Jorge Paixão da Costa.