“Factor X” em Análise – 4ª Gala (22/12/2013)

Factor X em análise

Vai começar a quarta gala do Factor X“. E começou! O espíritio natalício invadiu os estúdios com a interpretação do tema Jingle Bells para inicio de mais um direto. Não há quem resista ao talento. Não há quem queira perder uma única atuação. Os apresentadores estão de regresso. O ambiente é de festa. Os concorrentes que ainda continuam em competição acompanhados dos respetivos mentores, subiram ao palco para júbilo do público presente. Está no ar mais uma emissão para descobrir quem tem o verdadeiro Factor X!

As vozes estão aquecidas, os nervos controlados. A músicas, essas, estão na ponta da língua, resta agora apresentarem-se aos portugueses para mais uma noite de muita música. Que comece o espetáculo!

[divider]

Adultos (Sónia Tavares)

BERG

BergAtuação:

Mariah Carey – All I Want For Christmas Is You

Aplausos de pé para o Berg! A bagagem que carrega de experiências anteriores faz dele um dos grandes do formato e faz também com que se destaque dos restantes concorrentes. O público espera pelas suas prestações. Subiu ao palco para cantar um clássico de natal de Mariah Carey e fê-lo exemplarmente, apesar de alguns percalços com a letra.


Comentário dos jurados:

Paulo Junqueiro: “Estiveste muito bem. Cantaste extraordinariamente. Por mais que tente arranjar defeitos não consigo.”

Paulo Ventura: “Nós tentamos distrair-te mas é difícil. Tu vantas e fazes bem. Obrigado por este momento.”

JOSÉ FREITAS

José FreitasAtuação:

 Michael Bublé – White Christmas

Ele é “A Voz” como referiu a sua mentadora. José Freitas tem vindo a mostrar grandes capacidades vocais, de afinação e um nível musical notoriamente superior. A interpretação foi sublime. Conseguiu transmitir paz e serenidade numa gala ligada ao Natal. Mostrou ser um verdadeiro cantor para multidões.

Comentário dos jurados:

 Paulo Junqueiro: “Sempre que cantas preocupas-te em fazer uma boa performance. Fico contente com isso. Gostava que tivesses cantado uma música em que te mostrasses mais.”

Sónia Tavares: “Acho que sempre que cantas este registo o fazes de uma forma muito contida. Sabes dar o sentimento certo a cada canção. Tu és sempre formidável.”

SARA RIBEIRO

Sara RibeiroAtuação:

Wham – Last Christmas

Rodeada de luz, Sara fez evidenciar a sua segurança em palco e a capacidade que tem em encher o estúdio com o seu à-vontade. Em termos de desempenho vocal foi, provavelmente, uma das melhores desta gala. Grande interpretação.

Comentário dos jurados:

 Paulo Junqueiro: “Fizeste com que a música fosse tua e tornaste-a muito especial.”

Sónia Tavares: “Isto é mais do que cantar. Tu brilhas e és fabulosa.”

[divider]

Jovens (Paulo Junqueiro)

D8 (DIOGO VALENTE)

Diogo Valente

Atuação:

Kanye West – Christmas in Harlem

Ele é o rapper do programa. Habituou os telespetadores a grandes prestações desde as fases iniciais do formato. Os grandes inéditos e arranjos são-lhe bastante elogiados e hoje percebeu-se, novamente, porquê. Apresentou mais uma letra original ao som de Kanye West. Grande inspiração. Atuação muito bem conseguida através do poder da voz e da palavra.

Comentário dos jurados:

Paulo Ventura: “És lindo na forma como escrever, na forma como vais crescendo a cada semana. Vais tomando o palco e isso é muito bom!”

Paulo Junqueiro: “Muito obrigado por mais este presente! A cada semana trazes-nos um presente diferente. Muitos parabéns.”

DIOGO SANTOS

Diogo SantosAtuação:

Michael Bublé – Have Yourself a Merry Little Christmas

“Vem aí Diogo, O Grande”. Foi assim apresentado pelo seu mentor. Diogo foi o primeiro a subir ao palco e a mostrar o talento. Apresentou-se calmo a cantou de forma serena, qualidades também referidas pelo júri. Mostrou-se confiante e de realçar o bom controlo vocal associado a um carisma que lhe é característico.

Comentário dos jurados:

 Paulo Ventura: “Este é o Diogo que eu queria ver. Sei que não tiveste uma semana fácil, mas aguentaste-te muito bem. Gostei do que fizeste”

Sónia Tavares: “Mostraste-te muito suave, muito sereno. Gostei muito do que apresentaste. Foi uma prestação muito boa.”

MARIANA

MarianaAtuação: 

Destiny Child – Rudolph the Red-Nosed Reindeer

Alô Açores, Alô continente, ela é a Mariana. Mostrou um grande à-vontade em palco. Grande interpretação da música escolhida. Uma performance bem conseguida musicalmente e vocalmente. Segura das suas capacidades, quis mostrar ao público que está no panorama musical para ficar. E conseguiu!

Comentário dos jurados:

Paulo Ventura: “Tu estás preparada para ir para um palco e ser uma grande cantora.”

Sónia Tavares: “Tens sempre o teu cunho a dar às canções. Tornaste a música engraçada e ainda mais alegre. Estás cada vez mais gira.”

[divider]

Grupos (Paulo Ventura)

OS AURORA

AuroraAtuação:

The Beatles – All You Need is Love

Aproveitando a maré natalícia que invade o Factor X, os Aurora apresentaram hoje um verdadeiro clássico mundial. Um grande grupo musical que, apesar de algumas fraquezas no que toca à afinação, está a crescer visivelmente a cada semana que passa. Apesar disso, mostram-se equilibrados e fizeram um grande arranjo dos The Beatles.

Comentário dos jurados:

Sónia Tavares: “A canção foi muito interessante. Foi uma boa escolha. A afinação não foi grande coisa, mas acontece.”

Paulo Ventura: “Não vou tocar mais no assunto da afinação. A música foi muito bem escolhida. Tens vindo a crescer de gala para gala.”

 

CUPCAKE

CupcakeAtuação:

Christmas Medley

Fizeram-se apresentar de forma bastante equilibrada entre si, mostrando o verdadeiro significado da palavra afinação. Completaram-se de forma exemplar  e fizeram um grande trabalho em conjunto. As Cupcake colocaram, esta noite, a cereja no topo do bolo.

Comentário dos jurados:

Sónia Tavares: “Juntas são imbatíveis. São formidáveis. Excelentes cantoras. Parabéns!”

Paulo Ventura: “Têm que trabalhar a afinação em solo. Aquilo que fizeram foi muito bom. Tinha muita vontade em falar mal, mas não consigo. Muitos parabéns!”

 

X4U

X4U

Atuação:

 Justin Bieber – Santa Claus It’s Coming to Town

Os X4U foram o primeiro grupo a pisar o palco. Quiseram mostrar ao público e aos jurados porque mereceram ser salvos na última gala. Apresentaram um bom arranjo musical e uma boa coordenação vocal, no entanto, deixaram muito aquém a sua presença em palco. Ficaram apagados e não mostraram muito mais do que têm feito até aqui. Este ponto foi também referido nos comentários dos jurados.

Comentário dos jurados:

 Sónia Tavares: “Achei muito giro. Passaram uma boa energia. Continuei a notar um desiquilibrio entre vocês, mas não vou bater mais na mesma tecla.”

Paulo Junqueiro: “Já estamos na 4ª gala e começamos a exigir muito mais. Acho que deviam ficar mais descontraídos. Desta vez não me surpreenderam.”

YEAH!LAND

YeahLand

Atuação:

Band Aid – Do They Know It’s Christmas

Conheçam-se os Yeah!Land. A cada semana mostram ter uma identidade própria e colocam-na em cada música que interpretam. Nota-se uma grande harmonia vocal e um enorme encaixe de vozes. Talvez um dos momentos altos da noite. Apesar de um pouco apagados devido ao coro que os acompanhou, não se deixaram ficaram e mostraram-se fortes, sólidos e bastante musicais.

Comentário dos jurados:

Sónia Tavares: “É das melhores canções de natal. Já vos vi mais seguros, mas são sempre extraordinários e vendo o vosso percurso não é uma desafinação que vos vais deitar abaixo.”

Paulo Ventura: “Não me canso de ser feliz com o que vocês fazem. Quando encontro talento como o vosso, não quero saber se desafinaram ou não. Vocês tiveram maravilhosos.”

[divider]

EXPULSÃO

YeahLand

 Chegou a hora da verdade. Um dos concorrentes vai passar o Natal junto da família e longe da competição. Estão apresentadas todas as escolhas musicais da noite e o talento, esse, continua a dar que falar junto dos telespetadores. Depois de muito deliberar e de feito o suspense, foram salvos quase todos os concorrentes e grupos, sendo que ficaram para o frente-a-frente o Diogo e os Yeah!Land como sendo os menos votados. O grupo de Paulo Ventura interpretou o tema Somebody To Love dos Queen e Diogo, no grupo de Paulo Junqueiro, apresentou Kiss de Prince.

Depois das apresentações finais, a decisão estava nas mãos de Sónia Tavares que acabou por decidir mandar para casa os Yeah!Land.

[divider]

FELIZ NATAL! Até para a semana!

Texto e Análise: André Palma
Imagens finalistas: SIC
Imagem rubrica: Rui Lopes

Quinto Canal

https://quinto-canal.com

Lançado em abril de 2012, o Quinto Canal é um projeto online que está SEMPRE CONSIGO, nas áreas da Televisão, Cinema, Séries e Música, sem esquecer as melhores coberturas, entrevistas e rubricas exclusivas. | Site registado oficialmente na ERC - Entidade Reguladora para a Comunicação Social

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *