SIC

O primeiro canal privado da televisão portuguesa surgiu há 22 anos. 6 de outubro de 1992, data que marcou a história do Grupo Impresa, de Francisco Pinto Balsemão e das centenas de trabalhadores que ali iniciaram ou continuaram a sua carreira.

Faltavam poucos minutos para as 16h30 quando se iniciaram as emissões de um novo e ambicioso projeto de televisão. Tocava o hino SIC. Um investimento de milhões e trabalho de anos que ali dava frutos. Profissionais que lutaram para colocar no ar a primeira estação de televisão privada em Portugal e acabar assim com a hegemonia da televisão pública.

Ao longo destas mais de duas décadas de vida foram muitos os momentos e muitas as notícias que foram dadas. O canal foi crescendo e em 2001 alaragava o seu horizonte a um objetivo que há muito era desejado: um canal de notícia 24h por dia. Nascia, em 2001, a SIC Notícias, o canal que veio mudar a informação em Portugal. A SIC logo começou a ganhar espaço no cabo com vários projetos destinados a ligar vários tipos de público. Destacam-se, atualmente, a SIC Mulher, SIC Radical e SIC Internacional que faz chegar a programação nacional às comunidades espalhadas pelo mundo.

Muitos foram os apresentadores que nestes 22 anos nasceram e cresceram enquanto profissionais. Tantos outros começaram a sua carreira naquele ano e hoje continuam a trabalhar para o canal. A programação do canal também hoje é diferente. Adaptou-se ao mercado e à realidade do país, indo ao encontro das necessidades do público.

Hoje essa programação foi ainda mais especial. As comemorações dos 22 anos de vida marcaram toda a emissão do dia. À tarde estreava o grande formato substituto do Boa Tarde, até então apresentado por Conceição Lino. Entraram em cena João Baião, Andreia Rodrigues e Luciana Abreu. A festa foi feita e, no final, foi entregue o grande prémio que vinha a ser prometido há algumas semanas.

Para o futuro? Mais informação de qualidade, bom entretenimento e proximidade com o público, diz Francisco Pinto Balsemão.

DEIXE O SEU GOSTO E PARTILHE:

Artigos Relacionados